O ônibus espacial Atlantis partirá no dia 15 de março numa missão para continuar a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), confirmaram fontes da Administração Nacional para a Aeronáutica e o Espaço (Nasa). A missão STS-117 começará um dia antes do previsto inicialmente.
Os preparativos continuaram sem problemas, afirmaram as fontes da agência espacial americana.
A nave já passou pelas revisões gerais e será instalada junto ao tanque externo na plataforma de lançamento do Centro Espacial Kennedy, dia 7 de fevereiro. Durante sua permanência junto ao complexo em órbita, os astronautas do Atlantis instalarão uma viga e um painel solar.
Segundo a Nasa, os tripulantes aproveitarão a experiência das duas missões anteriores. “Temos a sorte de seguir os tripulantes das duas missões anteriores. Quase tudo funcionou bem e, quando houve erros, aprendemos com eles”, disse Rick Sturckow, que será o comandante da STS-117.
Os outros tripulantes da missão são o piloto Lee Archambault e os especialistas James Reilly, Patrick Forrester, Steven Swanson e John Olivas. A ISS é uma empresa conjunta na qual, além da Nasa, tem a participação da Agência Espacial Européia, Rússia, Japão, Canadá e Brasil.