Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Encélado: o que podemos aprender voando por suas plumas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Encélado: o que podemos aprender voando por suas plumas
notícias

Encélado: o que podemos aprender voando por suas plumas

Pesquisadores examinam os desafios de coletar amostras das plumas de Encélado para entender seu potencial para abrigar vida, com implicações para missões futuras a mundos oceânicos gelados no Sistema Solar exterior. 

Ultima atualização: 13 de março de 2024 23:34
Por
Redação | Portal UFO
Envie!
Encélado
A sonda Cassini capturou esta imagem de plumas criovulcânicas em erupção no oceano coberto de gelo de Encélado. Fonte: NASA/JPL/CalTech
Envie!

Agências espaciais planejam expandir a busca por vida extraterrestre além de Marte, com missões como o JUICE e o Europa Clipper da ESA e da NASA, e a missão proposta Dragonfly para Titã, além de uma possível missão a Encélado para investigar suas plumas que podem conter ingredientes para a vida

Na próxima década, as agências espaciais irão expandir a procura de vida extraterrestre para além de Marte, onde todos os nossos esforços em astrobiologia estão actualmente concentrados. Isto inclui o JUpiter ICy moon’s Explorer (JUICE) da ESA e o Europa Clipper da NASA, que passará repetidamente por Europa e Ganimedes para estudar as suas superfícies e interiores. Há também a missão Dragonfly proposta pela NASA, que voará até Titã e estudará sua atmosfera, lagos de metano e a rica química orgânica que acontece em sua superfície. Mas talvez o destino mais atraente seja Encélado e as lindas plumas que emanam da sua região polar sul. 

Desde que a missão Cassini observou de perto estas plumas, os cientistas têm estado ansiosos por enviar uma missão robótica até lá para amostrá-las – que parecem conter todos os ingredientes para a vida. Isso não é tão fácil quanto parece, e não há indicação de que voar através das plumas produzirá amostras intactas. Num artigo recente, investigadores da Universidade de Kent examinaram como a velocidade de uma nave espacial que passava (e o choque resultante do impacto) poderia afectar significativamente a sua capacidade de recolher amostras de água e gelo dentro das plumas. 

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

A pesquisa foi conduzida pelo Prof.  Kent, Reino Unido. O seu trabalho pode ter implicações significativas para missões em Mundos Oceânicos Gelados (IOW), corpos no Sistema Solar exterior compostos predominantemente de água congelada e voláteis com oceanos no seu interior. Esses corpos tornaram-se de interesse crescente para os cientistas, uma vez que é possível que alguns possam sustentar vida. 

Assunto relacionado:  Lente gravitacional revela um dos maiores buracos negros até então

O termo “Mundos Oceânicos” tornou-se comum nos últimos anos à medida que o número de potenciais candidatos à exploração aumentou. Desde que as sondas Voyager passaram pelo sistema em 1979, os cientistas têm especulado sobre a possibilidade de um oceano interior dentro de Europa com base nas características da sua superfície. Isto incluiu manchas de “terreno jovem” próximo a terreno mais antigo e cheio de crateras – indicativo de trocas regulares entre a superfície e o interior. As sondas Voyager notaram um terreno igualmente jovem em Encélado quando passaram por Saturno em 1980 e 81 (respectivamente). 

Encélado
Luas de Saturno mostradas na sua ordem correta de distância. Fonte: NASA

No entanto, foi a missão Cassini-Huygens que descobriu vapor de água e moléculas orgânicas expelidas da região polar sul de Encélado em 2004. Ao longo dos treze anos seguintes, a sonda Cassini conduziu vários outros voos rasantes pela Lua, produzindo evidências adicionais de um interior oceano e uma fonte de energia na fronteira núcleo-manto. Estas descobertas colocaram Encélado entre os “Mundos Oceânicos” que os cientistas querem examinar mais de perto em missões futuras. Mas, ao contrário de outros IOWs, Encélado é particularmente atraente devido à natureza das plumas em torno do seu pólo sul. 

Embora Europa também experimente atividade de plumas, estas são mais esporádicas e difíceis de detectar. Devido à maior gravidade de Europa (~13% vs. 1% da Terra), o vapor de água e o material ventilado não chegam tão longe no espaço. Como Burchell disse ao Universe Today por e-mail, coletar amostras dessas plumas parece relativamente simples, pelo menos em teoria. “Como todos os IOWs, possui um oceano interno com muita água. O que há naquela água é objeto de muita especulação e interesse”, afirmou. “E Encélado ejeta plumas de água para o espaço, tornando muito mais fácil qualquer missão espacial que queira coletar amostras de água – você pode simplesmente voar através da pluma.” 

Assunto relacionado:  Desaparecimento da água em Vênus: estudo identifica a molécula por trás do processo

Porém, na prática (como sempre), as coisas ficam um pouco mais complicadas. Dependendo da velocidade com que uma missão se desloca, o impacto que irá infligir ao material da pluma irá variar consideravelmente. Como explica Burchell, isso poderia comprometer as próprias amostras que uma missão estava tentando obter: 

“O problema com a coleta de amostras em alta velocidade é que muitos testes foram feitos com projéteis metálicos e minerais, mas pouco se sabe sobre a resposta dos produtos orgânicos aos impactos de alta velocidade. As ligações na matéria orgânica serão rompidas, mas a que velocidade? E quais títulos primeiro? Portanto, o que você obtém para análise pode não ser o que saiu de Encélado. Mas com que preconceitos? Qual o grau de alteração? Compreender isso é essencial para qualquer coleta de amostras bem-sucedida.” 

Encélado
Representação artística mostrando uma seção transversal interna da crosta de Encélado, que mostra como a atividade hidrotérmica pode estar causando as plumas de água na superfície da lua. Fonte: NASA-GSFC/SVS, NASA/JPL-Caltech/SwRI

De acordo com Burchell, modelar como a velocidade de uma espaçonave afetaria sua capacidade de coletar amostras pode ser realizado de duas maneiras. Por um lado, existe a abordagem de modelagem computacional, onde as equipes contam com softwares avançados para simular impactos e medir os resultados. A outra é a abordagem “cinética”, que consiste em disparar pequenos grãos contra alvos nas velocidades certas e depois medir a força do impacto. Burchell e sua equipe preferem fazer o último. “Em nosso laboratório, gostamos de atirar contra alvos”, disse ele. Seus resultados mostraram claramente que a velocidade de coleta é crítica para a coleta de amostras. No entanto, eles também descobriram que os resultados variam de um corpo para outro. Disse Burchell: 

“Numa órbita de um corpo pequeno como Encélado, é bastante baixo. Mas para os IOWs maiores, é maior. E entra no regime em que o choque do processo de impacto na coleção provoca alterações cada vez mais severas nas amostras. Se você passar pelo IOW sem orbitá-lo, será mais rápido novamente e as amostras sofrerão um choque maior. Ele sugere que uma coleta orbital de baixa velocidade é melhor para amostras minimamente processadas e sem choque. Mas isso requer mais projetos de espaçonaves e restringe outras ciências que você poderia fazer. É sempre uma troca.” 

Assunto relacionado:  Sistema de propulsão de plasma pulsado financiado pela NASA poderia levar humanos a Marte em apenas dois meses

Sem o Sistema Solar, existem vários corpos onde a água e outros voláteis são expelidos do interior – um fenômeno conhecido como criovulcanismo. Esses corpos variam consideravelmente em termos de tamanho e atração gravitacional, variando desde a microgravidade (menos ou pouco mais de 1%) de Mimas e Encélado até cerca de 13-15% de Europa, Titã e Ganimedes. Como resultado, estas descobertas poderiam ajudar a informar a concepção de muitas missões de recolha de amostras destinadas a IOWs. 

TÓPICO(S):EncéladoNASAvida
VIA:Universe Today
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up