Em 11 de dezembro de 2007, dezenas de distritos da capital mexicana e alguns municípios da Cidade do México foram afetados durante 25 minutos por um apagão. Segundo informações, explosões simultâneas na central de energia elétrica foram as causas do black-out. O ministro da Defesa Civil afirma que a causa das explosões dita ainda são desconhecidas, mas que ocorreram nas plantas de Nonoalco e Tlatelolco, localizadas em Ecatepec.
O incidente foi relatado às 23h30, e as pessoas que vivem próximo da unidade de Tlatelolco ouviram explosões ensurdecedoras próximo a essas mesmas plantas antes do apagão, que causavam alguns flashes. A possibilidade de um ataque terrorista contra a Luz y Fuerza Company foram oficialmente descartadas.Esta informação foi tirada do jornal El Universal, onde as fotos tiradas e publicadas por Valente Rosas, mostram um objeto luminoso sobre os céus da capital nacional durante o black-out.
Enquanto o uso de pirotécnicas nesta data é comum devido à festa da Virgem de Guadalupe, a estrutura dos fatos não corresponde à mesma dos bombeiros; em minha opinião, devido a seu tamanho e morfologia. Em qualquer caso, acredito também que a possibilidade de a fumaça de um avião ter causado tal efeito pode ser dispensada.
Contatos podem ser feitos com os fotógrafos do jornal e até mais informações podem ser obtidas; deve ser destacada a possibilidade de que dois sinais de objetos voadores não identificados ocorreram naquele dia: O primeiro na área de Coapa no sul da cidade, e a segunda no aeroporto.
Eu mesmo vi um destes sinais às 23h30, enquanto dirigia pela avenida dos cem metros, na Gustavo A, distrito de Madero. O que vi, na companhia de minha família, foi um objeto feito de duas luzes brilhantes, semelhantes ao planeta Marte e suas luas, mas com uma esfera dupla acima e outra abaixo, ambas muito grandes e brilhantes, viajando relativamente a uma atitude muito baixa. O objeto permaneceu estático. Era, contudo, difícil de gravar em vídeo devido ao movimento do carro e a impossibilidade de se estar numa via expressa.
Nota-se que esta não é a primeira vez que o fenômeno ufo é ligado a black-outs no México. O renomado pesquisador Pedro Ferriz alega que o então presidente Luis Echeverria havia dito que ele e sua mulher eram testemunhas de um sinal durante o apagão em Cuernavaca, Morelos, no dia 23 de setembro de 1965, descrevendo o objeto como um mecanismo semelhante à de uma caneta. O presidente acrescentou que eles estavam na companhia de Amélia Hernandez, fundadora do Balé Folclórico do México. Os UFOS causam black-outs? Realmente não sabemos. Aqueles que apóiam esta teoria opine no painel: os UFOS exercem influencia de força eletromagnético, em particular, próximo a estações de força.
Tradução de Danilo Ricardo, da Equipe UFO