Muitos jornais da Itália receberam informações de leitores referentes a um avistamento ocorrido numa segunda-feira, em torno das 19h00. As localidades italianas de Varese, Pádua, Como, além da região de Vale D\’Aosta registraram o avistamento de luzes no céu nas zonas do alto, médio e baixo vale, seguindo para o Piemonte e regiões do centro-norte, todas divulgadas pela rede regional Telegiornale-3.
Em Alta Brianza, nas proximidades de Milão, foram muitos os que observaram um fenômeno anômalo nos céus, descrevendo-o como similares a fogos de artifício mas de grandes proporções. Segundo a União de Astrófilos Italianos, tratar-se-ia de um bólido. Era por volta das 19h23, quando sob os céus de Vale D\’Aosta, Piemonte e Liguria uma verdadeira bola de fogo mais luminosa do que a Lua – magnitude visual -12/-15 – passou em grande velocidade, precisamente entre as cidades de Ventimiglia e Imperia.
A super-luminosa estrela-cadente – um meteorito – vinha do Noroeste, dirigindo-se à Sudeste. Das primeiras hipóteses, parece normal pensar em uma rocha proveniente da faixa de asteróides que, entrando em nossa atmosfera à velocidade de 15 km/s, incendiou-se para depois desintegrar-se próximo ao Golfo de Gênova. Uma grande “língua de fogo” no céu, que desapareceria logo após detrás das montanhas, em direção ao sul. Essa foi a descrição de uma assustada testemunha de Vale D\’Aosta. Apesar disso, a Seção de Meteoros da UAI pede que as pessoas que tenham assistido ao fenômeno entrem em contato com a mesma através do site: http://meteore.uai.it/bolidi_news.htm.
Na região de Viareggio uma garota gentilmente nos relatou que, por volta das 20h20 do dia 13 de fevereiro deste ano, estava retornando para casa com um amigo por uma região circundada de pinheiros, quando o movimento de uma pequena luz vermelha fosforescente mas muito intensa chamou sua atenção. A luz movia-se em zigue-e-zague para uma direção qualquer. Parecia mover-se por sobre um rastro branco/transparente e à primeira vista podia ser confundido com uma espécie de “pára-quedas”.
Também o rastro parecia mover-se junto com a pequena luz que tinha contornos bem definidos. As testemunhas não conseguiram estabelecer a distância do objeto luminoso que, às vezes, parecia bem próximo delas – mais ou menos na altura dos pinheiros – enquanto que em outros momentos parecia estar mais distante. Já em San Benedetto del Tronto um aficcioado por Astronomia, por volta das 23h30 do dia 23 de fevereiro deste ano, afirma ter observado pela segunda vez um triângulo de luzes de rápidos movimentos e que parecia mover-se no céu em direção ao norte do bairro agrário, por cerca de 7/10 de segundo.