De acordo com a agência espacial russa Roscosmos, a espaçonave Luna-25 caiu em nosso satélite no sábado durante uma manobra de emergência que se seguiu a uma “situação anormal”
“De acordo com a análise preliminar, à luz do desvio dos parâmetros reais estimados de impulso, a espaçonave Luna-25 entrou em uma órbita não planejada e deixou de existir após colidir com a superfície da Lua”, disse a agência espacial russa em um comunicado fornecido à agência de notícias russa Interfax.
“A comissão interagências especialmente formada determinará as causas da perda da espaçonave”, acrescentou o comunicado. Segundo a Roscosmos, o contato com a espaçonave foi perdido no sábado, 19 de agosto, após “(…) a emissão de um impulso para formar a órbita elíptica pré-pouso da espaçonave, prevista de acordo com seu programa de voo.”
Todo o contato com Luna-25 foi perdido às 14:57, horário de Moscou, no sábado. “As medidas para encontrar a espaçonave e fazer contato com ela tomadas em 19 e 20 de agosto não produziram resultados”, diz o comunicado da Roscosmos. Lançado em 10 de agosto de 2023, do Cosmódromo de Vostochny, o Luna-25 foi lançado da órbita da Terra em uma Soyuz-2 Fregat, após o que disparou seu estágio superior, impulsionando-o para a órbita de transferência lunar.
A espaçonave disparou seus motores novamente em 16 de agosto, entrando em uma órbita lunar planejada que deveria durar até 7 dias antes de pousar na superfície da Lua. A fracassada missão Luna-25 visava estudar a exosfera lunar, além de estudar o solo próximo ao polo Sul da Lua ao longo dos próximos 12 meses. As extremidades do Sul da Lua continuam sendo uma área de interesse para os cientistas devido ao potencial de que água congelada pode ser encontrada lá.
A missão Luna-25 foi originalmente planejada como uma colaboração entre a Rússia e a Agência Espacial Europeia (ESA). No entanto, essa parceria terminou, juntamente com “todas as atividades de cooperação com a Rússia”, em abril do ano passado, após a invasão do país à Ucrânia.
Foi relatado que o cientista russo Mikhail Marov, que supostamente chamou a missão lunar fracassada de “o trabalho de sua vida”, foi dominado por uma súbita “deterioração acentuada” em sua saúde após o acidente no sábado. Marov, que já havia chamado Luna-25 de “(…) última esperança para ver o renascimento do programa lunar russo”, disse aos repórteres que estava “(…) triste por não termos conseguido pousar o dispositivo”, acrescentando que sua falha foi parcialmente responsável por sua internação.
Antes de ser hospitalizado, Marov insistiu em que não houvesse encobrimentos sobre o que causou o acidente no fim de semana. “Acho que a resposta será encontrada em um futuro previsível”, disse Marov. Ainda não está claro o que especificamente causou o acidente no sábado, embora os relatórios indiquem uma “situação de emergência” durante a órbita de pré-pouso da espaçonave.