A internet, lamentavelmente, tem sido utilizada para espalhar mentiras e notícias falsas, que se reproduzem com velocidade graças à ignorância e ingenuidade de alguns, e aos mistificadores e falsários de sempre. O mais novo absurdo é a noticia de que, a partir de 15 de novembro, a Terra estaria atravessando um período de escuridão que se estenderia até o dia 30. Evidentemente, conforme qualquer um pode confirmar, isso não aconteceu.
A fonte da mentira é o site NewsWatch33, especializado em todo tipo de notícia falsa, mistificação e o que chama de “sátira”. De acordo com a farsa, astrônomos da NASA confirmaram que um período de escuridão se iniciaria em 15 de novembro as 03h00, que se encerraria em 30 de novembro as 04:15. O alegado fenômeno ocorreria devido à proximidade entre Vênus e Júpiter. O primeiro aqueceria o segundo, que então liberaria hidrogênio ao espaço. Este elemento aqueceria o Sol, que emitiria calor de seu núcleo para cessar as explosões. Como resultado a cor do Sol muderia para azul, em fenômeno descrito em um documento de 1.000 páginas e entregue ao presidente norte-americano Barack Obama.
Evidentemente, não há uma só afirmação verdadeira na alegação. Ainda que nos céus da Terra Vênus e Júpiter sejam vistos próximos, ainda estariam separados por, no mínimo, 860 milhões de quilômetros. Não há qualquer possibilidade de Vênus afetar Júpiter, nem muito menos este o Sol. Além disso, nossa estrela jamais se tornará azul, visto que estas estão entre as maiores e mais quentes, e sites astronômicos confirmam que essa mudença de cor somente ocorreria se sua temperatura na superfície dobrasse. Caso isso, que é impossível, ocorresse, o brilho do Sol aumentaria nada menos que 16 vezes, completamente ao contrário do que a farsa alega.
MAIS UMA FARSA DA INTERNET DESMASCARADA
Como outros absurdos, dos quais Marte aparecer tão grande quanto a Lua é somente um, essa mentira tem se espalhado, infelizmente, devido à ignorância, ingenuidade e credulidade de muitos. A notícia sequer informa onde é medido o horário do alegado período de escuridão, e como frequentemente acontece, utiliza nomes de pessoas e instituições de credibilidade em uma tentativa de parecer real. Essa falta de fontes, além de ser publicada virtualmente sem qualquer alteração nos sites mentirosos e mistificadores de sempre, além de erros grotescos em termos de fatos científicos, datas, horários e outros, são muito comuns a todas essas fraudes e deveriam servir de alerta para as pessoas que teimam em espalhar mentiras como se fossem verdade. Desconfiar sempre, especialmente diante do tom sensacionalista de muitas dessas mentiras e fraudes, é a melhor atitude a tomar quanto a elas.
O site Snopes, especializado em denunciar fraudes, desmistificou mais essa
É uma fraude a máquina alienígena encontrada na Antártida
A farsa de Marte tão grande quanto a Lua se repete
Ex-engenheiro aeroespacial alega ter trabalhado na Área 51
Polícia inglesa investigou culto de UFOs nos anos 50
Alegado cadáver alienígena é humano
Slides de Roswell: caso encerrado
Saiba mais:
Livro: Contatados
Afinal, quem são os contatados? Emissários das estrelas, arautos de uma nova era ou a quinta coluna da invasão extraterrestre? Um dos mais fascinantes e polêmicos aspectos do Fenômeno UFO é agora dissecado por um dos mais produtivos ufólogos brasileiros. O historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, consultor da Revista UFO por mais de 12 anos, apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Méier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorilhon Räel.