O que é? – A Marcha Mundial é uma iniciativa do “Mundo sem guerras”, organização internacional ativa há 15 anos. A Marcha é um conjunto de diversas iniciativas de pessoas, organizações, instituições de todos os continentes que querem ser protagonistas e ativos na mudança da situação de violência que vivemos hoje. No dia 02 de outubro de 2009 (Aniversário de Gandhi e Dia Internacional da Não Violência), uma equipe de 100 pessoas de vários países saiu da Nova Zelândia e durante 90 dias passará por mais de 90 países e 100 cidades dos cinco continentes, terminando 2 de janeiro em Punta de Vacas (Argentina). Enquanto essa equipe faz este trajeto, acontecerão milhares de ações em todo o mundo.
Por que? – Porque eliminar as guerras e a violência significa sair definitivamente da pré-história humana e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie. Porque é uma proposta que abre o futuro, onde o diálogo vá substituindo a violência.
Para que? – Para denunciar a perigosa situação mundial que está nos levando à guerra com armamento nuclear e conseguir o desaparecimento destas armas, a redução progressiva de armamentos e a renúncia dos governos às guerras como meio de solução de conflitos. Para evidenciar outras formas de violência (econômica, racial, sexual, religiosa etc). Para criar consciência global da necessidade de uma verdadeira paz e do repúdio de todas as formas de violência.
Como? – Com a participação de todos que sintam que essa causa é urgente e necessária. Com o apoio de artistas, personalidades, organizações sociais, prefeituras, sindicatos etc. Já são centenas de entidades. A Marcha Mundial é uma iniciativa internacional porque hoje vivemos em um período histórico em que o mundo está intercomunicado, e qualquer ação em um ponto chega a todo o mundo. Por isso, os comitês da Marcha se estruturam como uma grande teia, integrados e sintonizados com as propostas essenciais para que a sua mensagem seja tão potente que possa ser ouvida pelos governos. E que esses façam as mudanças necessárias para que tenhamos uma chance verdadeira de Paz, expressa em ações, não apenas em desejos.
A Revista UFO, Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisas e Discos Voadores (CBPDV), mais a Comunidade Ufológica Brasileira, apoiam e divulgam esta iniciativa. Saiba mais, ajude a divulgar e faça sua parte, clicando aqui. Vídeos disponíveis, basta clicar aqui.
O website mundial e de cada país pode ser acessado aqui: The World March for Peace and Nonviolence. É importante que todos estejam sintonizados com os temas centrais da Marcha Mundial, que são:
– Conseguir o desmantelamento dos arsenais nucleares;
– Persuadir os governos a renunciar às guerras como meio para resolver conflitos;
– A redução progressiva e proporcional de armamentos;
– A assinatura de tratados de não-agressão entre países.
“Você nunca sabe que resultados virão de sua ação, mas se você não fizer nada nunca existirão resultados.” (Mahatma Gandhi). No Brasil: A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro de 2009 e passará pelos seguintes pontos:
Recife/PE: 16 de dezembro;
Salvador/BA: 17 de dezembro;
Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro;
Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro;
São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro;
Em São Paulo a EB se dividirá em duas, para posteriormente reunir-se em Buenos Aires. Uma parte fará o trajeto de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e os outros São Paulo, Foz de Iguaçu, Assunção, Paraguai, Resistencia, Rosario, Buenos Aires.
22 de dezembro –Curitiba/PR
23 de dezembro – Foz do Iguaçu/RS
24 de dezembro- Florianópolis/SC
25 de dezembro- Porto Alegre/RS
26 de dezembro- Canoas/RS