Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: A imagem do universo mais detalhada já realizada
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > A imagem do universo mais detalhada já realizada
notícias

A imagem do universo mais detalhada já realizada

Seriam necessárias 500 mil TVs HD para a mesma ser vista em resolução máxima

Ultima atualização: 20 de janeiro de 2011 12:50
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

a52fecc93ef0bd4095b14a40266be9211527603828

O instituto internacional SDSS divulgou a maior e mais detalhada imagem do Universo, montada com milhões de fotografias tiradas ao longo de 10 anos
Créditos: SDSS

Os cientistas responsáveis pela ação usaram uma câmera de 138 megapixels, presa a um telescópio no Novo México (EUA), para produzir a imagem do universo mais detalhada já feita em toda a história. O objetivo do trabalho é substituir a imagem até então mais nítida, a do Observatório Palomar, realizada durante a década de 50. A câmera utilizada será desativada e fará companhia a objetos históricos da astronomia no Museu Smithsonian, em Washington.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

“Usaremos o material para entender melhor o processo de expansão que o universo vem sofrendo, uma das grandes questões da área nos dias de hoje”, explica David Weinberg, um astrônomo da Universidade de Ohio que trabalhou no projeto.

Montada na última década a partir de milhões de imagens de 2,8 megapixels cada, a imagem é tão grande que seriam necessários 500 mil aparelhos de TV de alta definição para ser vista em resolução máxima. Assista a animação, clicando aqui.

Faz parte da liberação do terceiro bloco de dados do projeto internacional Sloan Digital Sky Survey (SDSS), com informações sobre cerca de meio bilhão de objetos celestes, dos quais aproximadamente 250 milhões são galáxias e outros 250 milhões são estrelas e outros astros distribuídos em cerca de um terço do céu.

O levantamento do SDSS visa, entre outros objetivos, a substituir o mais completo mapa do céu anterior, montado nos anos 50 a partir de observações do telescópio do Monte Palomar, na Califórnia, e ainda hoje usado pelos astrônomos. O mapa do SDSS está sendo construído com imagens captadas desde 1998 pela câmera especial citada. Os cientistas esperam que este mapa sirva de guia para os astrônomos por um período de tempo equivalente ao do telescópio de Palomar.

Assunto relacionado:  Morte maciça de peixes e aves dá vazão a estranhas teorias apocalípticas

“Não se pode estudar o que não se conhece”, explicou o físico Luiz Nicolaci da Costa, do Observatório Nacional e diretor do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LineA), parceria da instituição com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) que coordena a participação brasileira no SDSS. “Este levantamento vai proporcionar um mapa do Universo a partir do qual se poderá estudar diferentes classes de objetos. Quanto maior o volume de dados que se tem, maior a chance de se achar objetos raros”, disse.

O grupo do LineA é apenas um dos 20 que colaboram com o SDSS e contam com mais de 500 cientistas espalhados por diversos países. Além deles, conta com a participação de 250 mil internautas para ajudar a identificar os objetos observados por meio dos projetos Galaxy Zoo e Google Sky.

Dedicado exclusivamente ao projeto, o telescópio de Apache Point não só determina a posição dos objetos no céu como também recolhe dados do espectro deles, em um processo no qual sua luz é separada em diferentes comprimentos de onda. Essa informações ajudam a calcular sua distância da Terra, assim como propriedades como a temperatura e composição química das estrelas e galáxias.

“É um projeto muito ambicioso e um dos que mais mudou paradigmas na astronomia internacional nas últimas décadas”, contou Nicolaci, que destacou entre as descobertas já proporcionadas pelo SDSS a de alguns dos quasares (núcleos ativos de galáxias que acredita-se abrigarem buracos negros supermaciços) mais distantes do Universo e de milhares de estrelas muito frias, que são conhecidas como anãs marrons.

Enquanto isso, a Agência Espacial Européia (ESA) divulgou novos dados obtidos pelo seu observatório espacial Planck, que tem como objetivo capturar a luz emitida apenas algumas centenas de milhares de anos após o Big Bang, a explosão que teria dado origem ao universo a 13,7 bilhões de anos atrás, conhecida como Radiação Cósmica de Fundo (CMB).

Assunto relacionado:  Possível frota de UFOs em imagens captadas pela ISS na semana passada

Ao fazer este levantamento, o Planck detectou algumas das maiores estruturas conhecidas no cosmos, aglomerados de galáxias com dezenas de milhões de anos-luz de extensão. Segundo a ESA, o observatório captou pelo menos 20 dessas estruturas que antes eram desconhecidas, assim como confirmou a existência de outros 169 destes aglomerados.

“Esses aglomerados têm até cem galáxias e cada um destas galáxias, bilhões de estrelas”, disse Nabila Aghanim, astrônomo do Instituto de Astrofísica Espacial de Orsay, na França. Os aglomerados foram detectados no processo de “filtragem” da luz captada pelo Planck, em que os cientistas descartam informações que não sejam relativas à CMB.

crédito: Planck/ESA

A imagem do Planck

A imagem do Planck

Originalmente concebido para detectar explosões de raios gama nos confins do universo, o observatório espacial Fermi, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) acaba de fazer uma descoberta bem embaixo de seu “nariz”. O Fermi captou feixes de antimatéria emitidos em direção ao espaço por tempestades na atmosfera do planeta, um fenômeno que nunca tinha sido observado antes.

A antimatéria, como o nome sugere, é o oposto da matéria normal, que forma a maior parte do cosmos. Formada por partículas semelhantes, mas de sinais trocados, sua existência há até pouco tempo era apenas estimada.

Estudos e observações recentes, incluindo esta última, vêm comprovando que a antimatéria é parte importante do universo. Os cientistas acreditam que a antimatéria foi produzida por flashes de raios gama (TGFs, na sigla em inglês) que acontecem dentro das nuvens e são associados a relâmpagos. As estimativas são de que ocorrem pelo menos 500 TGFs por dia, mas a maioria não é detectada.

“Esse sinais são a primeira evidência direta de que tempestades produzem feixes de antimatéria”, discorreu Michael Briggs, integrante da equipe que controla o Monitor de Explosões de Raios Gama do telescópio Fermi e da Universidade do Alabama, ao apresentar o achado durante reunião da Sociedade Astronômica Americana.

Assunto relacionado:  Aeronaves híbridas com 300 m de comprimento estarão sobre os céus em breve

A nave estava localizada logo acima das tempestades na maioria dos TGFs que observou, mas, em quatro casos, as tempestades aconteceram longe do Fermi. Durante uma TGF em 14 de dezembro de 2009, ele estava acima do
Egito, mas a tempestade acontecia sobre a Zâmbia, 4.500 km ao sul.

Como a tempestade estava abaixo do horizonte de Fermi, nenhum raio gama produzido foi detectado. “Mas mesmo quando o Fermi não podia ver a tempestade, ele estava magneticamente conectada a ela”, explicou Joseph Dwyer, do Instituto de Tecnologia de Melbourne, na Flórida.

“O TGF produziu elétrons e pósitrons de alta velocidade, que viajaram pelo campo magnético da Terra até atingir a nave. A presença de pósitrons mostra que muitas partículas energéticas são lançadas constantemente na atmosfera e os cientistas agora acreditam que todos os TGFs emitem feixes de elétrons e pósitrons”, completou.

TÓPICO(S):Edição 173
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251107 WA0014
O 3I/ATLAS seria Uma forma de vida baseada em plasma?
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
main qimg 2a260e4efba6bec1b2a1cb91ac1a1055
MistériosnotíciasNotícias

Charama, Índia: as pinturas rupestres que incendiaram o debate sobre os Alienígenas no Passado

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
10 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up