A inclusão da Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana como fonte de informações para a Força-Tarefa UFO (UAPTF) é notável, especialmente porque, nos anos anteriores, a agência encarregada de regulamentar toda a aviação civil nos Estados Unidos parecia não querer nenhum envolvimento de qualquer tipo com objetos voadores não identificados.
“A UAPTF está atualmente trabalhando para adquirir relatórios adicionais”, diz uma parte do relatório, “(…) inclusive da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), e começou a receber dados da Administração Federal de Aviação (FAA).” A “FAA Order JO 7110.65Z – Air Traffic Control”, uma publicação que descreve procedimentos de controle de tráfego aéreo e fraseologia para uso por pessoal que presta serviços de controle de tráfego aéreo, entrou em vigor em 17 de junho de 2021 – poucos dias antes da entrega do relatório UFO preliminar. No capítulo nove da ordem, que trata de “Voos Especiais”, a seção oito é intitulada “Relatórios de Objetos Voadores Não Identificados (UFOs)” e descreve o seguinte procedimento para avistamentos de UFOs feitos por pessoal de controle de tráfego aéreo:
9-8-1. EM GERAL
- Pessoas que desejam relatar atividade de UFOs/fenômenos inexplicáveis devem entrar em contato com um centro de coleta de dados de relatos de UFOs/fenômenos inexplicáveis, como o Centro Nacional de Relatos de UFOs etc.
- Se houver preocupação de que vidas ou propriedades possam estar em perigo, relate a atividade ao departamento de aplicação da lei local.
Redação idêntica com relação às observações de UFOs pelo pessoal da Organização de Tráfego Aéreo da FAA aparece em outras publicações da agência, que inclui a Seção 7 da Ordem JO 7210.3CC da FAA – Operação e Administração de Instalações. Por isso, foi uma surpresa para muitos que leram o recente relatório do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), com a inclusão da seguinte declaração: “A FAA captura dados relacionados a UFOs durante o curso normal da gestão de operações de tráfego aéreo. A FAA geralmente ingere esses dados quando os pilotos e outros usuários do espaço aéreo relatam eventos incomuns ou inesperados à Organização de Tráfego Aéreo da FAA.”
De acordo com suas próprias publicações de procedimentos citadas acima, a FAA parece direcionar os operadores de tráfego aéreo a relatar casos envolvendo UFOs para organizações civis, como o Centro Nacional de Relatos de UFOs, com sede em Washington. Essas publicações parecem não fornecer detalhes de procedimentos relacionados a um sistema interno de coleta de tais dados dentro da agência. O fato de que a FAA “captura dados relacionados a UFOs” não foi a única informação pertinente sobre o envolvimento da agência com os estudos incluídos no relatório de junho. Além disso, seus autores afirmam que “(…) a FAA monitora continuamente seus sistemas em busca de anomalias, gerando informações adicionais que podem ser úteis para a UAPTF. A FAA é capaz de isolar dados de interesse para o UAPTF e disponibilizá-los.”
Edifício Federal Wilbur Wright, local atual da sede da FAA.
Fonte: Matthew G. Bisanz CC 3.0
“A FAA tem um programa de divulgação robusto e eficaz que pode ajudar a UAPTF a alcançar membros da comunidade da aviação para destacar a importância de relatar UFOs”, afirma o relatório. “Isso pode ser uma novidade para a FAA”, relatou Suzanne Rowan Kelleher em um artigo da Forbes em junho, acrescentando que ela foi informada de que a agência que opera o controle de tráfego aéreo e navegação para aeronaves civis e militares insiste em não lidar diretamente com avistamentos de pilotos comerciais. Suzanne citou um porta-voz da FAA: “A FAA não rastreia esses relatos. O Centro Nacional de Relatos de UFOs é a sua melhor fonte”.
À luz das referências específicas à FAA e seu aparente papel no apoio à Força-Tarefa UFO delineadas no relatório do ODNI, o Debrief entrou em contato com a agência para esclarecimentos, perguntando se ela poderia confirmar seu papel na coleta de dados sobre UFOs. Após várias semanas de investigações, a FAA finalmente respondeu aos pedidos de esclarecimento do Debrief: “A Administração Federal de Aviação documenta avistamentos de Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP) sempre que um piloto relata um deles a uma instalação de controle de tráfego aéreo”, disse um porta-voz da FAA ao The Debrief por e-mail.
“Se o relatório do piloto puder ser corroborado com informações de apoio, como dados de radar, ele será compartilhado com a Força-Tarefa UFO”, acrescentou o porta-voz. A declaração marca uma mudança notável das posições anteriores da FAA em relação aos UFOs, e sua insistência, mesmo nos dias após a divulgação do relatório do ODNI, de que tem envolvimento limitado com a coleta de tais dados. As versões anteriores do pedido JO 7110.65 da FAA incluíam a recomendação adicional de que relatórios de UFOs deveriam ser enviados a agências “(…) como Bigelow Aerospace Advanced Space Studies (BAASS)”, com a inclusão de um número de telefone e e-mail para entrar em contato com a organização.