Como era de se esperar, o Ministério da Defesa britânico também negou qualquer envolvimento com programas ufológicos
Em uma audiência no Congresso na semana passada, o ex-alto funcionário da inteligência David Grusch alegou sob juramento que tais programas secretos – e corruptos porque usam o dinheiro dos contribuintes – existem sem supervisão democrática. Suas alegações foram consideradas críveis e urgentes pelo Inspetor Geral da Comunidade de Inteligência dos Estados Unidos.
Falando na BBC Radio 4 no Reino Unido na sexta-feira, 04 de agosto, e quando perguntado se esse suposto encobrimento se estende a outras nações, Grusch respondeu: “Ele passa para outros países e outros aliados para incluir a aliança Five Eyes, que é algo que eu tenho já declarado publicamente. Certamente não é apenas um problema americano.”
Conforme relatado pelo Liberation Times, em resposta a essas alegações, um porta-voz do Ministério da Defesa respondeu que “(…) o MoD não está ciente de nenhuma operação de salvamento envolvendo materiais de origem inexplicável ou não humana.” Embora não chame tanto a atenção quanto as declarações do governo dos Estados Unidos sobre fenômenos anômalos não identificados (UAPs) – e suas reações adversas – essa declaração ainda é digna de nota, especialmente quando se considera as respostas usuais do Ministério da Defesa britânico, que minimiza o interesse do governo sobre o assunto.
“Embora essa negação total possa parecer mundana, é significativa, porque o Departamento de Defesa não confirmou nem negou anteriormente que está em contato com o Escritório de UFOs do Pentágono (AARO) e recorreu a uma política de não comentar assuntos de inteligência quando perguntado sobre a participação do Reino Unido na recente reunião do Five Eyes sobre UAPs”, comentou o pesquisador Nick Pope, ex-funcionário do MoD.
Acima, a transmissão de rádio na qual Grusch faz tais alegações (acione legendas para português).
Fonte: UFO SlowXposure
“Suspeito fortemente que a negação seja verdadeira, especialmente porque quando eu estava lidando com a questão dos UFOs para o Ministério da Defesa na década de 90, não vi nenhuma indicação da existência de tal programa. Se existir, acho que qualquer programa de recuperação e engenharia reversa dos Estados Unidos tem um aviso NOFORN (Não para estrangeiros)”, disse Pope.
No entanto, outro membro do Five Eyes parece estar mais aberto a chegar ao fundo desses supostos programas de exploração de tecnologia UFO. Em junho de 2023, o político canadense Larry Maguire instou o Ministro da Defesa Nacional do Canadá a solicitar um briefing que pudesse verificar se o Canadá e outros membros da aliança estão envolvidos nos supostos esforços secretos de UAPs.
Tais alegações provocaram um debate significativo, levantando profundas preocupações sobre a supervisão democrática e a transparência do governo nas nações do Five Eyes, caso as alegações feitas por Grusch e Maguire se confirmem.