Gaetz revelou detalhes sobre o incidente durante uma audiência amplamente vista no Congresso sobre fenômenos anômalos não identificados ontem
Realizada pelo Subcomitê de Segurança Nacional, Fronteiras e Relações Exteriores, a audiência contou com testemunhas que incluíam dois ex-pilotos da Marinha dos Estados Unidos, Dave Fravor e Ryan Graves, bem como um ex-oficial de inteligência que se tornou denunciante chamado David Grusch.
Gaetz teria visto a imagem vários meses atrás durante uma visita à Base Aérea de Eglin, Flórida, onde estava acompanhado pelo Rep. Tim Burchett e pela Rep. Anna Paulina Luna. “Vários meses atrás, meu escritório recebeu uma divulgação protegida da Base Aérea de Eglin indicando que houve um incidente UAP que exigia minha atenção”, Gaetz escreveu mais tarde em um post no X, o site de mídia social anteriormente conhecido como Twitter antes de seu recente rebranding por Elon Musk.
Gaetz diz, que depois de saber do incidente, ele solicitou um briefing sobre a situação e trouxe Burchett e Luna com ele durante uma visita à base. “Inicialmente, foi negado o acesso a imagens, radar e conversa com todos os membros da tripulação de voo”, disse Gaetz.
No entanto, após a negação inicial, exigências adicionais dos Representantes para a liberação de imagens resultaram na permissão de Gaetz para ver uma fotografia capturada por um membro da tripulação envolvida no encontro com o UFO.
Gaetz disse que foi o único a quem foi mostrada a imagem do objeto e que teve permissão para falar diretamente com o piloto que tirou a foto depois. “A imagem era de um UFO que não consigo associar a nenhuma capacidade humana”, escreveu Gaetz, “(…) seja dos Estados Unidos ou de qualquer um de nossos adversários.”
De acordo com o relato de Gaetz, o piloto teria encontrado o que caracterizou como uma frota de quatro UFOs “(…) voando em uma formação de diamante” enquanto realizava exercícios de treinamento sobre o Golfo do México. As observações visuais também foram corroboradas com dados de radar que o pessoal da Base Aérea de Eglin permitiu que Gaetz revisasse.
“Há uma sequência de radar que eu, e somente eu, observei no Congresso dos Estados Unidos”, disse Gaetz durante a audiência da manhã de quarta-feira. De acordo com o relato que o piloto forneceu a Gaetz, quando ele foi investigar e se aproximou dos objetos, a aproximação dos UAPs aparentemente causou o mau funcionamento de seu sistema de radar e do Forward Looking Infrared (FLIR), exigindo que ele dependesse de controles manuais para obter uma imagem do UFO.
Ao tentar caracterizar o objeto que observou na foto do piloto, Gaetz disse que se assemelhava “(…) ao que só posso descrever como um orbe”, acrescentando que não parecia ser “(…) de nenhuma capacidade humana que eu saiba.”
Durante a audiência de quarta-feira, Gaetz perguntou à testemunha Dave Fravor como os incidentes em que o objeto parece ser capaz de desarmar sistemas a bordo de aeronaves militares deveriam ser tratados. “Acho que isso vai para o lado da segurança nacional”, disse Fravor. “E você pode voltar na história de coisas aparecendo em certas áreas e desativando nossas capacidades, o que é desanimador.”
Fravor acrescentou que as imagens obtidas por Chad Underwood, na época oficial do sistema de armas a bordo de um F/A-18 Super Hornet que capturou imagens FLIR do famoso Tic Tac durante um incidente amplamente discutido em 2004, “(…) desativaram completamente o radar no aeronaves.”
“A única maneira de [Underwood] fazer isso era passivamente, e foi assim que ele conseguiu essa imagem”, disse Fravor ontem. O Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO), atualmente encarregado das investigações de UFOs do Pentágono, diz que está trabalhando com mais de 800 relatórios envolvendo avistamentos de objetos não identificados, muitos deles observados por pilotos.
“Foi declarado explicitamente para mim por esses pilotos de teste que, se você tiver uma experiência com um UFO, a melhor coisa que poderá fazer por sua carreira é esquecê-la e não contar a ninguém”, disse o deputado Gaetz sobre o recente incidente durante a audiência, reconhecendo os estigmas que há muito impedem os pilotos de relatarem seus encontros.
“Porque qualquer tipo de reportagem, seja acima ou abaixo da superfície, tem uma consequência percebida para essas pessoas. E essa é uma cultura que devemos mudar se quisermos chegar à verdade”, disse Gaetz.
Se UFOs desativam sistemas de aviões de guerra, seria uma ameaça ou apenas proteção? Eles são hostis, afinal? Saiba mais no livro Os Aliados da Humanidade, disponível na nova loja da Revista UFO!