Meteorito marciano contém grande diversidade de compostos orgânicos

2 minutos de leitura

196b6dd0ced75330f9a98cbcfc5ffa211674413337

Rocha supostamente marciana já vinha sendo estudada há anos, mas agora novos resultados vieram à tona.
Créditos: GettyImages

Um novo estudo revelou a presença de uma riqueza de compostos orgânicos em uma rocha que atingiu a Terra em 2011 e que se acredita ter vindo de Marte.

Conhecido como o meteorito Tissint, esta intrigante rocha espacial caiu na Terra sobre o Marrocos em julho de 2011 ” um evento que foi testemunhado na época por várias pessoas na área do vale de Oued Draa. Os cientistas agora acreditam que a rocha foi ejetada da superfície de Marte por um violento impacto que ocorreu entre 700.000 e 1.1 milhão de anos atrás.

Embora os fragmentos do meteorito tenham sido estudados várias vezes ao longo dos anos, o estudo mais recente revelou a presença de pelo menos cinco tipos diferentes de compostos orgânicos ” moléculas que são abundantes na vida na Terra e podem sugerir a possibilidade de vida em Marte também.

94b6b4981efbd40c00ad10aec79972d9
Um fragmento do meteorito Tissint, de onde pelo menos cinco compostos orgânicos foram detectados.
Fonte: Jon Taylor

O autor do estudo, Philippe Schmitt-Kopplin, disse: “Marte e a Terra compartilham muitos aspectos de sua evolução. E enquanto a vida surgiu e prosperou em nosso planeta natal, a questão de saber se ela já existiu em Marte é um tópico de pesquisa muito quente que requer um conhecimento mais profundo da água, moléculas orgânicas e superfícies reativas de nosso planeta vizinho.” Espera-se que as descobertas, juntamente com mais pesquisas sobre esta e outras amostras de Marte, eventualmente permitam aos cientistas saber se realmente houve vida no planeta vermelho em seu passado distante.

O coautor do estudo, Andrew Steele, disse: “Entender os processos e a sequência de eventos que moldaram essa rica recompensa orgânica revelará novos detalhes sobre a habitabilidade de Marte e, potencialmente, sobre as reações que podem levar à formação da vida.”

Fonte

TÓPICO(S):
Compartilhe