Os ecos do I UFO Minas
Algumas constatações imediatas surgem como resultado do I UFO Minas, realizado pela Revista Ufo em Varginha, de 19 a 22 de agosto, e comentado pela consultora Laura Elias na página 16. Primeiro, que vários segmentos da população brasileira estão sedentos de informações ufológicas de qualidade e não se intimidam se precisarem viajar a cidades fora do eixo Rio-São Paulo para participar de eventos na área. No I UFO Minas, tivemos participantes desde Porto Alegre até o Recife. Segundo, que sempre que a Comunidade Ufológica Brasileira faz algo com seriedade e consistência, a imprensa está disposta a apoiar e divulgar tais iniciativas, conferindo-lhes a devida credibilidade. A cobertura que o I UFO Minas teve é prova incontestável disso. E terceiro, que os ufólogos de nosso país, especialmente aqueles que trabalham em silêncio, estão verdadeiramente dispostos a arregaçar as mangas e batalhar por um objetivo comum.
Isso ficou patente durante a realização do evento, que recebeu auxílio entusiasmado e sincero de pesquisadores dos mais diversos cantos do país – todos demonstrando ter consciência plena de que os resultados do I UFO Minas, se positivos, como de fato foram, beneficiariam a todos por igual, e que a luta por atingi-los é, portanto, de todos. Com esse espírito, a somatória do esforço individual de cada um, naqueles quatro dias de atividades em Varginha, reverteu para o bem da coletividade e fez do evento um marco na Ufologia Brasileira. Especial empenho tiveram os conferencistas mineiros presentes na ocasião: Paulo Baraky Werner, presidente do Centro de Investigações e Pesquisas de Fenômenos Aéreos Não Identificados (CIPFANI), de Contagem; Welington Faria, pesquisador de Varginha; José Estevão M. Lima, da Associação de Pesquisas Extraterrestres (ASPET), de Belo Horizonte; e César Vanucci, advogado, jornalista e pioneiro da Ufologia Mineira.
Boa parte do sucesso do I UFO Minas, que ecoará por muitos anos em nosso país, se deve ao esforço e brilhantismo desses pesquisadores, que, quase anônimos, percorrem Minas Gerais de norte a sul, leste a oeste, descobrindo, investigando e expondo os mais extraordinários casos da Ufologia Brasileira. Por essas qualidades, todos os amigos acima foram convidados a integrar, com lugar de destaque, o Conselho Editorial da Revista Ufo a partir desta edição. Assim, trazem para a publicação seu talento, sua garra e sua disposição – características que são as mesmas da revista. Sejam todos muito bem-vindos!