Objetos não identificados vistos sobre fazenda na Espanha
Imagens de três objetos não identificados feitas por um fazendeiro espanhol ganharam as páginas dos principais jornais da região da Galícia, ao norte do país. De acordo com as informações veiculadas, a testemunha, um morador de Vigo que prefere se manter anônimo, estava filmando um solitário UFO esférico quando, em questão de segundos, surgiram mais dois objetos cilíndricos. “Um enorme aparelho de formato tubular apareceu vagarosamente e desapareceu enquanto outro surgiu do nada com um estranho artefato saindo dele”, relatou. O local é um conhecido hot spot de avistamentos no país.
Bolas de fogo assustam pessoas
Por mais de duas semanas — entre 20 de outubro e 02 de novembro do ano passado — moradores de várias cidades do Peru relataram o aparecimento de diversos aparelhos não identificados sobre o país. O evento significante mais recente ocorreu na região de Huánuco, e foi visto por dezenas de pessoas. Eram bolas de luz que cortavam os céus do local quase todos os dias fazendo movimentos inacreditáveis. Outro caso ocorreu em Chilca, ao sul de Lima, onde UFOs monopolizaram o espaço aéreo. Em virtude de todo esse alvoroço, o governo peruano resolveu reabrir sua Oficina de Investigación de Fenómenos Anómalos Aeroespaciales [Escritório de Investigação de Fenômenos Aéreos Anômalos, OIFAA], que havia sido criada em 2002, mas há anos estava fechada. “Pessoalmente, esses eventos são a evidência de que não estamos a sós no universo”, declarou ao jornal inglês The Guardian o coronel da Força Aérea Peruana (FAP) Julio Vucetich Abanto, responsável pelo órgão [Veja também seção Mundo Ufológico].
Aparelho teria caído no Chile
Moradores de Vicuña e Valle Del Elqui, regiões vinícolas do Chile, afirmaram que um objeto voador não identificado teria caído nas montanhas que rodeiam a região depois de zigue-zaguear no céu por alguns minutos. Segundo as testemunhas, o evento correu em 27 de outubro do ano passado, por volta das 16h00, quando o aparelho estava a uma grande altitude. “Ele começou a balançar e de repente caiu nas montanhas, em um local chamado La Compañia”, relatou um dos moradores que fotografou o artefato. Um trabalhador de um hostel em Vicuña, que preferiu o anonimato, relatou que o UFO tinha o tamanho de um vagão de trem e que logo após a queda algumas pessoas tentaram chegar até o local do suposto acidente, mas a distância era muito grande.
UFO “escaneia” carro no Michigan, Estados Unidos
Um morador da cidade norte-americana de Port Huron, no estado de Michigan, fez imagens fantásticas do que seria um UFO “escaneando” seu carro. O evento teria ocorrido em 27 de outubro do ano passado, mas foi divulgado apenas recentemente. Segundo o autor do vídeo, publicado em sites da internet, ele viu o objeto luminoso e começou a segui-lo. “Quando cheguei a uma estrada de cascalho, o artefato se virou. Tive que entrar em uma estrada particular, mas que era sem saída. Então deixei o veículo para olhar melhor o aparelho quando, de repente, aquilo começou a se mover em minha direção fazendo um estranho ruído”. Ao se distanciar, o depoente começou a filmar o artefato acima do seu carro — o UFO emitia um raio de luz, como se estivesse fazendo uma varredura no automóvel. Segundos depois disparou para o céu, até sumir.
Nave sobrevoa San Juan, no interior da Argentina
O jornal argentino Tiempo de San Juan publicou as fotos de um suposto UFO e o relato de dois inspetores públicos, Luis Adolfo Tinto e Juan Molet, autores das imagens. De acordo com os servidores, em 22 de outubro do ano passado, por volta das 06h50, ambos se dirigiam ao trabalho quando viram algo que se parecia com uma bola de fogo. “Pensamos que fosse um meteorito, mas eles caem e aquele objeto não caiu. Ele parou e mudou de posição até se perder no horizonte. Por sorte conseguimos fotografá-lo”, relatou Molet. Ainda segundo os trabalhadores, a velocidade do UFO seria de fantásticos 10 mil km/h, o que, evidentemente, não há como se comprovar. San Juan é reconhecida como uma das cidades de maior atividade ufológica do país vizinho.
Triângulo sobre a Holanda
Um grupo de pessoas afirmou ter filmado um UFO triangular extremamente brilhante e em plena luz do dia em 28 de outubro do ano passado em Wormeveer, Holanda. O autor de um dos vídeos, Mark Van Grotten, disse às redes de TVs que, por volta das 13h00, estava almoçando com alguns amigos quando começou a ouvir gritos de pessoas apontando para o céu. Van Grotten disse que havia muito vento, mas o objeto não se movia. “Aquilo não era uma pipa porque não se mexia, não era um avião porque estava parado e muito menos um helicóptero, pois nunca vi um triangular. Tinha um aspecto metálico e brilhante”. O UFO ficou estacionário por alguns minutos antes de desaparecer.
Estranho objeto em Irecê, Bahia
Um estranho objeto voador não identificado e intensamente luminoso foi flagrado por um morador de Irecê, na Bahia. Adaílton Martinho relatou que viu no céu um artefato estático brilhante e filmou-o com seu celular. “Era por volta das 17h30 e o céu ainda estava azul e sem estrelas. Vi aquele fenômeno até às 22h00. O mais estranho é que, ao contrário da Lua, que vai subindo, o objeto ia descendo”. Esse tipo de manifestação tem sido muito comum na Região Nordeste do país, mas até agora não se chegou a nenhuma explicação para ele.
Militar e família veem UFO
Em 27 de outubro do ano passado, um domingo, o militar Páterson Manoel da Silva, com 20 anos de serviço, estava com sua família no Clube Aeté, em Governador Valadares, Minas Gerais, quando avistou um UFO praticamente sobre o local, por volta das 16h30. O clube fica aos pés do Pico da Ibitura. “O céu estava limpo e brincávamos na piscina quando várias pessoas, que também estavam ali, viram o objeto, o que causou um burburinho”. O artefato estava a uns 800 m de altitude, era cilíndrico, tinha de 50 a 100 m e diâmetro de uns 3 a 4 m. Ele manteve sua altitude e realizou um deslocamento no sentido sudoeste para nordeste, vagarosamente, sendo que em determinados momentos ficava parado no ar. “Imediatamente mostrei aquilo para minha esposa e meu filho de 14 anos. O UFO tinha cor metálica e aspecto de ser bastante pesado, mas deslizava suavemente pelo ar. Ficamos observando-o por aproximadamente uns 5 a 10 minutos, sendo que em determinado momento ele desapareceu”, disse Silva. Entretanto, o avistamento se tornou ainda mais espetacular, pois, no momento em que o militar saiu da piscina para procurar o primeiro, surgiu outro objeto, dessa vez em forma de V invertido. “Eu piloto aeronaves, mas nunca vi nada assim”.