Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: O desafio de noticiar o mistério que transformou a cidade de Varginha
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > O desafio de noticiar o mistério que transformou a cidade de Varginha
Caso Varginhanotícias

O desafio de noticiar o mistério que transformou a cidade de Varginha

No dia 20 de janeiro de 1996, o relato de três meninas mudou para sempre a história do pacato município do Sul de Minas. Em um podcast produzido para comemorar os 40 anos da EPTV, jornalistas contam os bastidores e desafios dessa cobertura.

Ultima atualização: 27 de janeiro de 2024 21:30
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

2e297d79126134b4711db78f0952468c1571667896

Ilustração
Créditos: UFO

No dia 20 de janeiro de 1996, o relato de três meninas mudou para sempre a história do pacato município do Sul de Minas. Em um podcast produzido para comemorar os 40 anos da EPTV, jornalistas contam os bastidores e desafios dessa cobertura.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Seria um dia normal na pacata cidade de 100 mil habitantes de Varginha, Minas Gerais, mas o relato de três meninas mudou tudo. Elas disseram que viram um ser estranho, careca, baixinho e de olhos vermelhos, que não parecia deste mundo. Do dia para a noite, pesquisadores e inúmeras testemunhas começaram a elaborar teorias sobre o “ET de Varginha”.

Em um podcast produzido para relembrar coberturas marcantes durante os 40 anos da EPTV, jornalistas contam os bastidores e desafios de relatar o misterioso caso que transformou para sempre os rumos de um município até então conhecido pela produção de café.

Ouça o podcast da EPTV:

Diretora do programa Revista da TV Rio Sul, afiliada da TV Globo em Resende (RJ), Tereza Freitas era produtora da EPTV Sul de Minas à época e relembra que, no começo, os jornalistas da emissora trataram o caso como brincadeira. Quando a notícia começou a se espalhar, muitos telespectadores ligaram tentando passar trotes e dando detalhes sobre a descrição do “ser misterioso”.

“A gente achou que o povo de Varginha estava tendo uma histeria coletiva. Na redação, começaram a anotar no quadro de avisos a descrição do ser misterioso. Pessoas falavam que era peludo, outras gosmento, cada um aumentava um pontinho. De repente, eu lembro que tocou o telefone e era um editor do Fantástico e ele falou: estou indo para aí. Aí todo mundo pensou: é sério mesmo e já começaram encarar de uma outra maneira aquela notícia”, conta.

Assunto relacionado:  Quanto tempo até a ciência provar a vida fora da Terra?

Tereza revela ainda que morava no mesmo bairro onde as meninas teriam visto o ET. No final do dia, quando voltou pra casa, a então produtora foi até o local indicado pelas três garotas, mas não encontrou nada de diferente. “Era um terreno baldio, não tinha nada. Mas depois desse dia, além do relato das meninas, surgiram outras histórias. Muitas pessoas ligavam na redação falando que viam luzes (…). As pessoas relataram também que tiveram contato com o ET no hospital em Varginha”, afirma.

A jornalista Margarida Alacoque acompanhou o caso para um jornal impresso que tinha uma sucursal em Varginha. Ela conta que foi até a redação para apurar uma reportagem de chuva e quando ligou no Corpo de Bombeiros ela percebeu que algo diferente tinha acontecido na cidade. “Ele falou: olha, se for para falar de ET é melhor desligar. Ele já me despachou na hora”, lembra.

Depois da reação do bombeiro, ela decidiu ir atrás da história e conseguiu contato com as três meninas que afirmaram ter visto o ET. Anos depois, ela fez outras reportagens e se espantou que as garotas nunca mudaram a versão.

Veja entrevista com o editor da Revista UFO A. J. Gevaerd sobre investigações do caso Varginha:

É importante frisar que, no dia 21 de janeiro de 1996, a notícia da captura de dois seres estranhos no dia anterior já circulava nos meios da Polícia Militar de Minas Gerais e entre os bombeiros. Tanto é que na manhã do dia 21, por volta de 8h, quando entrava para trabalhar, um bombeiro relatou aos pesquisadores que chegou um carro da polícia querendo saber que bicho estranho eles haviam pego no dia anterior, ao que ele respondeu: “Não estou sabendo de nada, estou entrando agora no serviço.”

Assunto relacionado:  Detectada primeira emissão de sinais de rádio de um planeta fora do Sistema Solar

Até hoje, pessoas se negam a falar e afirmam que foram pressionadas e intimidadas, como um funcionário do hospital regional que diz ter visto o Exército agindo, viu alas isoladas, contou o que sabia, mas sumiu após ter combinado um encontro para dar mais detalhes da história aos pesquisadores do caso.

Lote em que Kátia e as irmãs Liliane e Valquíria viram a criatura, agachada junto a um muro, está à venda por R$ 200 mil. O imóvel tem área de 250 m² e na descrição consta: “Local onde apareceu o ET de Varginha”.  Veja vídeo do pesquisador do Caso Varginha, João Marcelo Rios, sobre sua recente visita à cidade:

 Fonte: G1, Canal João Marcelo, EPTV

Entenda o momento ufológico

Reconhecimento de UFOS

O perigo da tecnologia é a causa de manter contato secreto com aliens

Alerta para iminente revelação UFO

Um evento vai debater essas revelações 

Nick Pope, Stephen Bassett e A. J. Gevaerd estão à frente do maior evento sobre Ufologia que já se planejou no país, que ocorrerá em novembro em Recife (dia 16), Porto Alegre (19), São Paulo (21) e Curitiba (23). Trata-se do UFO Summit Brazil 2019, que pretende reunir mais de 3 mil pessoas em todas estas cidades para apresentar as novas e recorrentes revelações americanas e outras, inclusive brasileiras, confirmando a existência de discos voadores em ação na Terra.

UFO Summit Brazil 2019 
Conferencistas: A. J. Gevaerd, Nick Pope e Stephen Bassett
Ingressos: www.ufosummit.com.br
Valores: A partir de R$ 12
0

56dac6be04ec2cc482a5e8a2f7390431
www.ufosummit.com.br

Para cadastramento de imprensa, clique aqui.

TÓPICO(S):Edição 273
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up