Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Detectada primeira emissão de sinais de rádio de um planeta fora do Sistema Solar
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Detectada primeira emissão de sinais de rádio de um planeta fora do Sistema Solar
notícias

Detectada primeira emissão de sinais de rádio de um planeta fora do Sistema Solar

Astrônomos detectaram o que parece ser a primeira emissão de rádio feita por um planeta além do nosso Sistema Solar. Seria de uma civilização inteligente e avançada querendo se comunicar?

Ultima atualização: 18 de dezembro de 2020 09:48
Por
A. J. Gevaerd
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do...
Envie!
Envie!

95cbea6bb14e7f8a57b38785d4fcf82b1608311645

O sistema Tau Bootes b: as linhas que representam o campo magnético invisível são mostradas protegendo o planeta
Créditos: Jack Madden/Cornell University

Astrônomos detectaram o que parece ser a primeira emissão de rádio feita por um planeta além do nosso Sistema Solar. Seria de uma civilização inteligente e avançada querendo se comunicar?

A resposta para a pergunta ainda permanece sem resposta e ainda não há motivos para comemorações do pessoal do SETI, que busca por sinais de civilizações extraterrestres: O sinal parece ser uma emissão natural do planeta, que não apresenta condições de habitabilidade. 

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

“Apresentamos um dos primeiros indícios de detecção de um exoplaneta no domínio do rádio. O sinal é do sistema Tau Bootes, que contém uma estrela binária e um exoplaneta. Defendemos uma emissão pelo próprio planeta. Pela força e polarização do sinal de rádio e do campo magnético do planeta, a emissão é compatível com as previsões teóricas“, disse Jake Turner, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. 

Se a detecção de emissão de radiofrequências por exoplanetas for confirmada por outros radiotelescópios, que agora serão apontados para o sistema, isso representa uma nova ferramenta para que os astrônomos possam estudar esses mundos distantes, cuja luz é fraca demais para permitir estudos detalhados na faixa da luz visível. 

O planeta é um “júpiter quente”, ou seja, um gigante gasoso que orbita muito próximo de sua estrela. A equipe também já tem outras duas possíveis emissões de rádio, ainda por serem confirmadas, oriundas dos sistemas 55 Câncer e Ípsilon Andrômeda. 

Assinatura de rádio e campo magnético 

A emissão de sinais de rádio envolve o campo magnético do planeta, o que pode trazer informações sobre sua atmosfera e seu interior, assim como sobre a física da interação entre os corpos celestes do sistema. 

Assunto relacionado:  Pareidolia: conheça o rosto assustador captado pelo telescópio Hubble

É o campo magnético da Terra que nos protege do vento solar, mantendo o planeta habitável. “O campo magnético de exoplanetas semelhantes à Terra pode contribuir para sua possível habitabilidade, protegendo sua própria atmosfera do vento solar e dos raios cósmicos, e protegendo o planeta da perda atmosférica”, disse Turner. 

Dois anos atrás, Turner e seus colegas examinaram a assinatura das emissões de rádio de Júpiter – do nosso Júpiter – e extrapolaram essas emissões para imitar as possíveis assinaturas de um exoplaneta distante. Esses resultados se tornaram o modelo para a pesquisa da emissão de rádio de exoplanetas de 40 a 100 anos-luz de distância.

Contudo, a assinatura detectada com o radiotelescópio LOFAR, nos Países Baixos, é fraca. “Permanece alguma incerteza de que o sinal de rádio detectado seja do planeta. A necessidade de observações de acompanhamento é crítica”, reconheceu Turner. 

O plano consiste em usar vários radiotelescópios, em vários pontos da Terra, para seguir o sinal de Tau Bootes por um período maior, confirmando sua existência. 

Fonte: Inovação Tecnológica

TÓPICO(S):Edição 273
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

isbell ovni ft
Ex-piloto quebra o silêncio após 45 anos e revela encontro com UFO do incidente na Floresta de Rendlesham.
Notícias
ChatGPT Image 11 de dez. de 2025 14 59 31
Os UFOs Podem Estar nos Oceanos?
Notícias notícias
aaroo
AARO vaza três vídeos de UFOs
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 8 de dez. de 2025 13 30 58
notíciasNotícias

Mistério de 60 anos: A queda de um UFO em Kecksburg

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de dez. de 2025 12 31 08
Notíciasnotícias

Pesquisadores Propõem Tornar o Estudo dos UFOs uma Disciplina Acadêmica

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 5 de dez. de 2025 11 39 39
Notíciasnotícias

O Homem-mariposa e os UFOs: Existe uma conexão?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
16 minutos de leitura
2025 09 29 14 31 39
Notíciasnotícias

O Caso Levelland: A Noite em que um UFO Parou o Texas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 16 25 52
Notíciasnotícias

A Face Sombria da Ufologia: Quando o Arrogância Se Traveste de Autoridade

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 3 de dez. de 2025 10 29 06
Notíciasnotícias

Empresas teriam tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
kalahari
Notíciasnotícias

Militares Derrubaram UFO no Deserto: O Caso Kalahari

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
7 minutos de leitura
EKnfZTq9KaqtQhPHebkHNH 650 80.jpg
Notíciasnotícias

Robô de 4.000 anos? Eram os Deuses Astronautas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up