A última semana de fevereiro seria aproveitada totalmente pela família Ramírez para visitar os formosos lugares da Patagônia, Argentina, localizada quase fronteira com Chile. Cerca das 15h00 de um dia totalmente ensolarado, resolveram conhecer as localidades de Piltriquitrón, no Bolsón, a poucos quilômetros de Bariloche. Foi precisamente nesse lugar que Felipe Ramírez, estudante universitário, começou a tomar fotografias da montanha. Enquanto utilizava sua câmara fotográfica um estranho e veloz objeto que passou a uma grande altura.
A única possibilidade de poder comprovar que o que tinha visto não tinha sido parte de sua imaginação eram as fotos do filme fotográfico. Somente as imagens do evento poderiam comprovar a experiência. No entanto a fotografia foi analisada rigorosamente denotando a possibilidade que se tratasse de um avião, conclusão que descarta o estudante que tirou a foto. O diretor do centro especializado em estudos de objetos voadores não identificados, Aion Chile, Rodrigo Fuenzalida, disse que o avistamento do jovem se trataria de ao que parece com um pássaro.
Segundo comentou o especialista, o centro de investigações recebe todo mês muitas fotografias com características similares a imagens do estudante universitário. De acordo com Fuenzalida recentemente mais de 400 fotos de supostos UFOs no Chile foram analisadas. De acordo a sua análise, os pássaros em vôo quando não são percebidos pelo olho humano deixam um traço deformado por meio de seu vôo. “Quando se realiza uma sondagem ou uma análise mais detalhada, num princípio, não se vê algum tipo de intervenção”, afirmou o especialista.