O físico nuclear canadense Stanton Friedman é parte fundamental da história da Ufologia. Uma das máximas referências quando se fala em discos voadores, seu nome é essencial no que se refere à pesquisa ufológica séria e é uma presença que garante o brilho a qualquer evento de Ufologia. Não por outro motivo, sua agenda é uma das mais concorridas de qualquer pesquisador de renome mundial. Friedman faz dezenas de conferências a cada ano, já tendo se apresentado em mais de 300 universidades norte-americanas.
Ele foi literalmente o descobridor do Caso Roswell quando, em 1978, entrevistou Jesse Marcel, o oficial de Inteligência da Base Aérea de Roswell, no Novo México, onde ocorreu o caso de mesmo nome em julho de 1947. Com esse feito Stan, como é mais conhecido, deu a conhecer ao mundo o mais conhecido caso ufológico de todos os tempos, comprovando que as grandes potências, somente dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, já sabiam que estamos sendo visitados por outras espécies cósmicas.
Stanton proferiu mais de 700 palestras por todo o mundo, incluindo o Brasil, em 2009, no III Fórum Mundial de Ufologia, e em 2011, no 7º Encontro Ufológico de Peruíbe, ocasião em que foi aplaudido de pé pelo público. Autor de diversos livros, um dos mais conhecidos sendo Flying Saucers and Science (New Page Book, 2008), ainda tomou parte da investigação a respeito dos misteriosos documentos Majestic 12, que descreveriam a formação, durante o governo do presidente norte-americano Harry S. Truman, de um grupo de notáveis para controlar todas as informações referentes aos UFOs. O físico não somente defende a existência de tal grupo, mas que ele está ativo até hoje, tendo várias formações ao longo do tempo.
Nem todo UFO é um disco voador
O físico canadense sempre mostrou-se um dedicado defensor da pesquisa. “Não estou interessado em UFOs. Meu interesse é nos discos voadores. O tema de meu trabalho, sobre o qual baseio minhas palestras, é Discos Voadores São Reais. É necessário que se entenda que todos os discos voadores são UFOs, mas somente uma pequena porcentagem, entre 15 e 20% dos UFOs, é que são discos voadores, ou seja, naves tecnológicas que vêm de fora da Terra”. A respeito do condenado acobertamento de informações, ele disse em entrevista para a edição 162 de UFO: “Até recentemente, nenhum país queria colocar suas cartas na mesa e mostrar aos outros o que já tinha documentado. O nome deste jogo é nacionalismo. As pessoas no poder querem permanecer lá e ninguém quer dividir as tecnologias que conseguiu ao resgatar uma nave acidentada”.
Também na entrevista concedida para a Revista UFO, Friedman foi implacável contra os negadores sistemáticos, chamados de “debunkers” nos Estados Unidos, expondo as leis que elaborou para explicar o comportamento destes. Sua apresentação no V Fórum Mundial de Ufologia, ou II UFOZ 2013, seguramente será das mais concorridas. O pesquisador irá apontar as diversas atividades que os extraterrestres desenvolvem em nosso planeta, graças ao estudo das observações por todo o globo envolvendo abduções e monitoramento de sistemas militares. O objetivo final dos visitantes ainda é um mistério e o propósito de Friedman é levar o público a tirar suas próprias conclusões a respeito.
O impacto da presença extraterrestre na humanidade
Sem dúvida a presença alienígena na Terra já tem um grande impacto na consciência e na sociedade humana, que ainda precisa ser mais bem entendido e analisado. Essa pesquisa se revelará fundamental quando acontecer o aguardado contato definitivo com outras espécies cósmicas. Porém, graças às evidências apresentadas pela casuística ufológica internacional, já existe a possibilidade de mensurar esse impacto e suas consequências, e os resultados iniciais comprovam que os UFOs são uma causa importante de transformação humana. Vários pesquisadores defendem essa linha de pesquisa, incluindo o chileno Rodrigo Fuenzalida, um dos mais destacados ufólogos da atualidade.
Fuenzalida, sociólogo e conferencista que teve destacado papel na implantação do organismo oficial de pesquisa ufológica no Chile, tem sido uma das mais importantes vozes da Ufologia Sul-Americana. Presidente do Agrupamento de Investigações Ovniológicas Nacionais (AION), mantém contatos com as forças armadas e entidades científicas chilenas que reconhecem a Ufologia, tendo um papel fundamental no estabelecimento da seriedade e credibilidade da disciplina no país vizinho. Uma de suas conquistas é ser o principal colaborador para documentários do Discovery Channel no Chile, tendo ainda participação em inúmeros programas de TV e rádio em seu país.
O ufólogo defende a aplicação de princípios sociológicos na pesquisa ufológica, como revelou na entrevista que concedeu para a edição 182 da Revista UFO. “Existem pessoas que, a partir de uma vivência ufológica, transformam suas vidas e impactam outros grupos. Meu método ensina a confeccionar certos \’instrumentos de medição\’ que permitem transformar as opiniões subjetivas das testemunhas em dados concretos e isso é essencial se queremos colocar o assunto em termos científicos. A técnica possibilita ainda compreender os mecanismos da prática da Ufologia e os mitos que se constroem a partir do ceticismo radical”.
O Fórum está movimentando a Ufologia Brasileira
Tais mecanismos mentais, obra dos seres extraterrestres que nos visitam, de acordo com Fuenzalida, podem exercer forte influência sobre o destino da humanidade, o que o pesquisador chileno apresentará no II UFOZ 2012, ou V Fórum Mundial de Ufologia. Como se vê pelos temas das conferências e pelo nível dos seus apresentadores, V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) será um marco na Ufologia Brasileira e Mundial. O evento acontecerá de 21 a 24 de novembro de 2013 no auditório principal do Hotel Golden Tulip.
O Fórum está movimentando a Ufologia Brasileira com uma intensidade inédita e restam poucas vagas para os p
articipantes, que devem se inscrever o mais depressa possível no site oficial do evento, no link abaixo. Para o deslocamento até Foz do Iguaçu a Revista UFO apontou a agência Frontur Eventos. Além das conferências serão realizadas vigílias ufológicas, um jantar de confraternização e um workshop especial. Conheça todo o programa no site (link abaixo).
V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013), de 21 a 24 de novembro de 2013
Assista ao trailer do II UFOZ 2013 abaixo:
Visite o site oficial do II UFOZ 2013 clicando aqui.
Visite o site oficial da agência Frontur Eventos clicando aqui.
Conheça a comunidade II UFOZ 2013 no Facebook clicando aqui.
Jornalista mexicano que virá ao Brasil em novembro afirma que já estamos em contato com ETs.
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
DVD: I UFOZ 2012 – Conferência de Rodrigo Fuenzalida
A casuística ufológica vem se revelando cada dia mais ativa em todo o mundo, em especial nos casos de contatos imediatos de graus elevados, como são chamados os encontros frente a frente com seres extraterrestres. Hoje, como se mostrou nesta palestra do IV Fórum Mundial de Ufologia, graças a muitas investigações de campo, com intensa observação da ação alienígena na Terra, é possível determinar a forma como agem nossos visitantes extraterrestres, o que permite estimar sua provável intenção. Rodrigo Fuenzalida é sociólogo e referência na Ufologia Mundial. Presidente do Agrupamento de Investigações Ovniológicas Nacionais (AION) e representante da Mutual UFO Network (MUFON) no Chile, foi consultor durante a implantação do Comité de Estudios de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA), órgão oficial de pesquisas.