O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em agosto de 1998, por meio do programa Lincoln Near Earth Asteroid Research, do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). O nome do objeto é uma homenagem à rainha Elizabeth II da Inglaterra, e ele mede 2,7 km de extensão. De acordo com os astrônomos, a passagem do dia 31 será a mais próxima de nosso planeta nos próximos dois séculos.
O 1998 QE2 irá se aproximar até 5,8 milhões de quilômetros da Terra, e não representa qualquer perigo para o planeta. Contudo, várias equipes de astrônomos pretendem utilizar a ocasião para estudar esse corpo celeste, e aprender mais a respeito de asteróides. Dois dos instrumentos utilizados serão a antena Goldstone da NASA, com 70 m, na California, e o radiotelescópio de Arecibo em Porto Rico, de 305 m.
Funcionando como um radar, a antena Goldstone poderá determinar características na superfície da rocha espacial tão pequenas quanto 3,75 m de extensão. Com isso os astrônomos pretendem tambem determinar com precisão a órbita do objeto, bem como aprender mais a respeito de asteróides em geral. O mundo teve um alerta quanto a ameaça que esses corpos celestes podem representar no último 15 de fevereiro, quando o asteroide 2012 DA14, de cerca de 40 m, passou a 27.000 km da Terra horas após a queda de um objeto menor, de 17 m, sobre a Rússia.
O meteoro, o asteróide e as mistificações
Desviar um asteroide pode ser um problema político
Congresso norte-americano discutiu ameaça de asteroides
Saiba mais:
Livro: Perigo Alienígena no Brasil
DVD: Destino Terra 2
Cinco anos após o lançamento do DVD Destino Terra, os produtores deste que é considerado o mais elogiado documentário sobre discos voadores de todos os tempos decidiram lançar uma edição comemorativa de aniversário. Destino Terra 2 tem informações impactantes e imagens estarrecedoras sobre a ação de UFOs em nosso planeta, além de entrevistas com cientistas, astronautas, políticos e até presidentes dos Estados Unidos.