Recentemente foram liberados documentos antes classificados a respeito de um projeto secreto norte-americano datado de 1956. Os papéis, intitulados Project 1794, Final Development Summary Report (Projeto 1794, Sumário do Informe do Desenvolvimento Final), descrevem uma aeronave supersônica em forma de disco voador.
O veículo, movido por turbinas a jato, seria capaz de pouso e decolagem verticais, pairar a baixa altitude e atingir velocidades supersônicas da ordem de Mach 4 (aproximadamente 4.600 km/h). O disco também deveria subir até uma altitude de 30 km, e esse nível de performance deixaria para trás até mesmo o conhecido Lockheed SR-71 Blackbird, a aeronave conhecida que voa mais rápido e alto.
Uma empresa canadense foi contratada para produzir um protótipo em pequena escala, chamado Avrocar. Contudo, depressa ficou evidente que o veículo era instável demais, não conseguindo voar acima de poucos centímetros de altura. Para piorar, nunca conseguiu voar mais depressa que 56 km/h.
Testes em túneis de vento comprovaram que o veículo jamais poderia atingir as especificações e o desempenho propostos no documento. Ao menos, a propulsão a jato era totalmente inadequada para aeronaves em forma de disco, e logo os projetistas conseguiram atingir essas metas com aeronaves mais próximas ao convencional.
Confira os documentos liberados
Veja uma galeria com os projetos de discos voadores norte-americanos
Visite o site dos Arquivos Nacionais dos Estados Unidos
Saiba mais:
Livro: Quedas de UFOs