Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Encontrado novo exoplaneta habitável
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Encontrado novo exoplaneta habitável
notícias

Encontrado novo exoplaneta habitável

Ultima atualização: 20 de setembro de 2012 19:57
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

c3c70bee5c4c21c321f6f3103107c8d41527510127

A direita imagem da estrela Gliese 163 vista ao telescópio; a esquerda uma concepção artística do exoplaneta Gliese 163c
Créditos: Gurumed.org

Uma equipe chefiada por Xavier Bonfills, da Universidade Joseph Fourier, anunciou a rescoberta de um mundo potencialmente capaz de abrigar vida chamado Gliese 163c. A equipe estudou aproximadamente 400 estrelas do tipo anã vermelha com o espectrógrafo HARPS do Observatório La Silla de 3,6 m de diâmetro, pertencente ao consórcio europeu ESO, situado no Chile.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

O planeta orbita a estrela Gliese 163, situada a 50 anos-luz de distância e muito menor que nosso Sol, e percorre sua órbita em 26 dias. A equipe localizou um outro mundo, Gliese 163b, situado mais próximo da estrela e cujo ano dura somente 9 dias terrestres. “Existe um grande número de estruturas e composições que permitem que Gliese 163c seja um planeta habitável”, afirmou Bonfills.

A equipe ainda não tem certeza se o exoplaneta é rochoso como a Terra, ou um planeta gasoso diminuto similar a Netuno. Gliese 163c tem sete vezes a massa de nosso planeta, o que o coloca na categoria das Super-Terras, e Bonfill comenta que também existe a possibilidade de se tratar de um mundo oceânico. O astrônomo também afirma que existe uma pequena possibilidade desse orbe passar a frente de sua estrela, do ponto de vista de um observador na Terra, o que tornaria possível obter maiores informações a respeito de sua atmosfera e composição química.

A Universidade de Porto Rico, em Arecibo, mantém no PHL (Laboratório de Habitabilidade Planetária) um catálogo dos mundos alienígenas considerados candidatos a abrigar vida. O recém-descoberto Gliese 163c foi colocado em quinto lugar na lista. Dos seis planetas da lista, 4 foram encontrados no último ano: Kepler-22b, Gliese 667Cc, HD 85512b e agora o Gliese 163c.

Assunto relacionado:  Arpão será utilizado para coletar amostras de cometa

Abel Mendez, do PHL, diz: “Muitos desses planetas encontram-se relativamente próximos a nós, e podemos esperar encontrar outros mais próximos e com maior potencial de abrigar vida conforme nossa capacidade tecnológica para localizar mundos desse tamanho se aperfeiçoe”. Ele sugere que Gliese 163c pode ser coberto por um oceano global, com uma atmosfera 10 vezes mais densa que a da Terra, um céu rosado com nuvens e temperaturas ao redor de 60º C. Alguns astrônomos não acreditam na possibilidade da existência de formas de vida alienígenas complexas nessas condições, mas seres mais simples tais como bactérias poderiam prosperar com facilidade.

crédito: PHL @ UPR Arecibo

Os exoplanetas já localizados que são os principais candidatos a abrigar vida extraterrestre

Os exoplanetas já localizados que são os principais candidatos a abrigar vida extraterrestre

Nesse meio tempo, Bonfills e sua equipe continuam a trabalhar com o HARPS buscando outros mundos habitáveis. O astrônomo defende que precisam encontrar um exoplaneta com essas características para ser estudado hoje, sem precisar aguardar para as novas tecnologias do futuro. Ele diz: “É interessante localizar planetas que no futuro serão observados com a nova geração de telescópios, masa seria ainda melhor se encontrássemos um planeta que pudéssemos estudar detalhadamente hoje”.

Leia também:

Na Via Láctea há mais planetas que estrelas, conclui pesquisa

Divulgada lista de mundos mais propensos a abrigar vida extraterrestre

Astrobiólogos criaram método para avaliar chances de vida em exoplanetas

Livro: UFOs na Rússia

DVD: Destino Terra 2

TÓPICO(S):Edição 184
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250630 WA0001
Trump foi informado sobre alienígenas “nórdicos” e híbridos humanos-extraterrestres, revela congressista
Notícias
b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up