PRÉ-VENDA
Ad image

Estudiosos dizem ter desvendado mistério da origem de Stonehenge

Pensava-se que as grandes lousas foram movidas em balsas

Equipe UFO

0099e70480aab3355a27389c38d04a721527527465

Milenar Stonehenge solucionada?
Créditos: BBS

Uma equipe de pesquisadores assegura saber com certeza a origem exata de algumas das pedras de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze situado próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire (Inglaterra).

Ad image

Durante muito tempo suspeitou-se que procediam de rochas das chamadas colinas de Preseli. Agora, uma investigação do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester, publicada no site da BBC, diz ter localizado sua fonte a 70 m de Craig Rhos-y-Felin, perto de Pont Saeson. O diretor do Museu, Richard Bevin, acha que esta descoberta ajudará a averiguar como as pedras se moveram desde Wiltshire.

Durante nove meses, Bevins e Rob Ixer, do centro de Leicester, recolheram e identificaram amostras de afloramentos rochosos em Pembrokeshire na tentativa de localizar a origem das pedras com as quais se construiu o monumento, que é patrimônio da humanidade pela Unesco. Analisando seu conteúdo mineral e as texturas, o que se conhece como petrografia, comprovaram que 99% das amostras correspondiam a rochas de Pembrokeshire.

São vulcânicas, riólitos, que segundo ambos especialistas se diferenciam das que há em outros afloramentos do sul de Gales e se encontram exclusivamente em algumas centenas de metros quadrados. Inclusive, segundo eles, haveria diferenças em distâncias de até 10 metros, precisando a área exata de Rhos-y-Felin de onde foram extraídas.

Rob Ixer declarou a BBC que é “inesperado e emocionante” encontrar a fonte de qualquer rocha arqueológica. “Se seguimos perseverando, chegaremos a conhecer a origem da maioria destas rochas”, previu. Uma vez conhecida a origem, os arqueólogos terão que averiguar como as pedras chegaram de Pembrokeshire até Stonehenge. Durante muito tempo, os pesquisadores questionaram como foi este transporte entre os anos 3.000 e 1.600 a.C. Pensava-se que as grandes lousas foram movidas em balsas, através do rio Avon e o canal de Bristol.

O problema é que Pont Saeson está ao norte de Preseli, a certa distância destes canais de água, o que complica esta hipótese. Uma alternativa é que a natureza tenha aproximado as rochas a Stonehenge, devido à trajetória de uma geleira da Idade de Gelo, mas não há outras rochas nessa região de Gales com essa mesma origem, o que também elimina essa opção.

Em abril de 2000 foi realizada uma prova real, tentando transladar uma pedra gigante do País de Gales até Salisbury por terra e mar, em uma viagem de 386 km, utilizando somente a força muscular e a tecnologia dos humanos de 5.000 anos atrás. A pedra acabou afundada no estuário de Milford Haven.

crédito: Wikipedia

Famosa e histórica, Stonehenge ainda causa perplexidade oas estudiosos

Famosa e histórica, Stonehenge ainda causa perplexidade aos estudiosos


Leia também:

Encontrado \’Stonehenge de madeira\’, próximo ao original

Matéria sobre pseudo fraude de Stonehenge foi um hoax

Conheça alguns documentários da Videoteca UFO relacionados ao assunto, basta clicar sobre os títulos para acessar detalhes e descrição

crédito: Biblioteca UFO

Afinal, o que significam os sinais nas plantações? Um aviso ou contato? Saiba agora mesmo adquirindo a promoção especial do Shopping UFO. Seriam os agroglifos algum alerta à humanidade por parte de outras civilizações cósmicas? Ou uma tentativa de contato amistoso? E qual seria sua relação com o extinto povo maia? Saiba a resposta através destes três DVDs exclusivos e premiados internacionalmente

Afinal, o que significam os sinais nas plantações? Um aviso ou contato? Saiba agora mesmo adquirindo a promoção especial do Shopping UFO. Seriam os agroglifos algum alerta à humanidade por parte de outras civilizações cósmicas? Ou uma tentativa de contato amistoso? E qual seria sua relação com o extinto povo maia? Saiba a resposta através destes três DVDs exclusivos e premiados internacionalmente

Mensagens Cósmicas (2008)

Os Círculos Ingleses e o Calendário Maia (2009)

Afinal, O Que Se Passa? (2009)


A Revista UFO tem o prazer de apresentar os DVDs da série Alienígenas no Passado, exibida pelo The History Channel. Mas com uma grande novidade: estes são os episódios inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pelo produtor:

crédito: Rafael Amorim

Série Alienígenas no Passado, inteiros e sem corte, fornecidos diretamente pela produção

Série Alienígenas no Passado, inteiros e sem cortes, fornecidos diretamente pela produção


DVE-033 As Evidências

DVE-034 Os Visitantes

DVE-035 A Missão

DVE-036
Os Contatos

DVE-037
O Retorno


Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:

crédito: Videoteca UFO

Documentários exclusivos e legendados

Documentários exclusivos e legendados

UFOs: Evidências Definitivas

Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade

No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)

É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.

UFOs Aqui, Agora

Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Confira nossos pacotes promocionais de Natal clicando aqui

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe