As autoridades britânicas rejeitaram milhares de relatos de avistamentos de UFOs em décadas passadas, de acordo com os mais recentes documentos desclassificados no Reino Unido. Muito poucos avistamentos foram inquiridos, porque os servidores públicos decidiram naquele momento que seria um desperdício de tempo e dinheiro.
Os arquivos contêm, por exemplo, a queixa de uma mulher que em 2003 disse que a fizeram se sentir uma estúpida depois de narrar que avistou no céu de Londres um objeto voador não identificado com formato de minhoca. A polícia concluiu que ela tinha visto o reflexo de uma luz da rua na sua janela.
Em outro documento, especialistas concluíram que avistamentos de luzes no céu durante o verão de 2006 eram, provavelmente, lanternas chinesas – pequenos balões de ar compostos de papel, arame e flama. O Ministro da Defesa pôs a disposição do público nos Arquivos Nacionais documentos que cobrem ocorrências com UFOs de 1985 a 2007 [Veja Ministério da Defesa britânico libera novas pastas ufológicas].
O ex-investigador do Ministério da Defesa (MoD) britânico e ufólogo Nick Pope [Consultor da Revista UFO], que trabalhou na entidade entre 1991 e 1995, disse que “o fascinante sobre os arquivos é que eles refletem o debate que existe na sociedade: é interessante sermos visitados por alienígenas ou é pura bobagem?”. Ainda confirmou que ocorriam os mesmos debates dentro do Ministério.
Acesse entrevista exclusiva que Nick Pope concedeu para Revista UFO no mês de fevereiro:
A abertura ufológica é um fato, mas nunca se saberá toda a verdade sobre os UFOs
Os governos têm muita informação sobre os UFOs, mas não revelam à sociedade
Fique por dentro sobre tudo da Ufologia Mundial:
Agosto é o mês do frete grátis no Portal da Ufologia Brasileira:
Escolha e compre mais de 100 títulos de obras sobre Ufologia e quase 300 edições da Revista UFO e séries paralelas, ganhando remessa postal sem custo para todo o Brasil!