A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) afirmou ao Congresso que não poderá construir até 2016 um foguete propulsor e uma cápsula, como está previsto no orçamento aprovado, segundo um relatório divulgado na semana passada, em que os senadores pedem à agência que cumpra com suas obrigações.
Legisladores do comitê do Comércio, Ciência e Transporte insistem que o projeto não é opcional e que a agência espacial deve encontrar a forma de elaborar uma solução viável.
“A produção de um foguete propulsor e uma cápsula não é opcional, é a lei”, indica um comunicado conjunto divulgado pelos senadores John Rockefeller, Kay Bailey Hutchison, Bill Nelson e David Vitter. “A NASA deve usar suas décadas de experiência em assuntos espaciais e os dólares nos investimentos prévios que teve para idealizar um conceito que funcionasse. Acreditamos que pode ser feito de forma exeqüível e eficiente. E deve ser uma prioridade”.
O projeto adotado pelo Congresso e assinado pelo presidente, Barack Obama, designa à NASA a tarefa de desenvolver e construir um sistema de lançamento espacial (Space Launch System) e uma cápsula de transporte de astronautas (Multi-Purpose Crew Vehicule) antes de 2016.
Com a aposentadoria dos três ônibus espaciais, previsto para este ano, ela dependerá exclusivamente dos Soyuz russos para enviar seus astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), cuja construção os Estados Unidos financiaram quase totalmente.