Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Novos e mais avançados instrumentos prosseguirão nas buscas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Novos e mais avançados instrumentos prosseguirão nas buscas
Artigos

Novos e mais avançados instrumentos prosseguirão nas buscas

Ultima atualização: 2 de novembro de 2014 13:39
Por
Renato A. Azevedo
Envie!
Envie!
6232d7725394934f5d536df16aee93c81528231040
Concepção artística do chamado Enxame de Dyson, um sistema que permitiria a avançadas civilizações captar energia das estrelas próximas
Créditos: Universidade de Cornell

Conforme o especialista em planetas extrassolares Geoffrey Marcy, da Universidade Estadual de San Francisco, disse certa vez em protesto contra recentes decisões de pessoas a quem cabe decidir as políticas de estudo científico, tanto da Europa quanto dos Estados Unidos, “os astrônomos precisam deixar de ser meros catalogadores de exoplanetas e passar a verdadeiramente estudá-los”. Há alguns anos aconteceu um intenso debate em torno do projeto Localizador de Planetas Terrestres (TPF), da NASA, o qual consistiria de uma frota de telescópios espaciais trabalhando em conjunto, a fim de conseguirem imagens inéditas dos exoplanetas mais próximos. Contudo, tal projeto, bem como o Darwin europeu, foi abandonado.

Entretanto, os resultados que a missão Kepler apresentou, e que ainda devem render mais descobertas nos próximos anos, foram de tal forma impressionantes que a NASA investiu na construção de um novo telescópio espacial que também utilizará o método do trânsito para detecção de mundos no universo afora. O Satélite Explorador de Trânsitos Exoplanetários (TESS) deverá ser lançado em 2017 e irá vasculhar todo o céu, dedicando-se a estrelas próximas da Terra e caçando planetas alienígenas nesses sistemas. Para tanto, estará equipado com quatro instrumentos de ângulo aberto e detectores CCD, semelhantes aos utilizados em câmeras fotográficas digitais, com resolução total de 67 megapixels. O TESS poderá identificar desde gigantes gasosos a mundos com o tamanho da Terra, e deverá monitorar mais de 500.000 estrelas ao longo da missão planejada de dois anos.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Vendo mais longe

Um dos objetivos do TESS é encontrar alvos para serem futuramente estudados pelo telescópio espacial James Webb (JWST). Batizado em honra ao segundo administrador da Agência Espacial Norte-Americana, esse novo instrumento deverá ser o sucessor do extraordinário telescópio espacial Hubble, estando programado para lançamento em outubro de 2018. Otimizado para trabalhar na região infravermelha do espectro, é certo que não conseguirá fotografias tão belas quanto às do Hubble, porém poderá “enxergar” ainda mais longe que seu predecessor, colhendo muito mais informações. Composto por 18 segmentos hexagonais, seu espelho tem 6,5 m de diâmetro e é feito de berílio coberto com ouro, com uma área de 25 m2.

Assunto relacionado:  Cientistas obtém primeira foto de um exoplaneta recém-nascido

O James Webb ficará posicionado no chamado Ponto Lagrange L2, a cerca de 1,5 milhões de quilômetros da Terra. Em caso de dificuldades técnicas, em 2007 um anel de atracação foi adicionado ao projeto, possibilitando que a futura nave espacial norte-americana Orion possa visitá-lo, se reparos forem necessários. Seus objetivos primários são procurar e estudar a formação e evolução das primeiras estrelas e galáxias que surgiram no universo a distâncias sem precedentes — também deverá conseguir informações inéditas sobre como surgem sistemas planetários, e é imensa a expectativa de que possa estudar exoplanetas próximos, à procura de sinais de vida extraterrestre.

Existência de civilizações

Com o JWST, espera-se conseguir caracterizar as atmosferas de exoplanetas próximos, detectando gases tais como oxigênio e metano, que na Terra estão fortemente ligados à atividade biológica. E já se comenta no meio científico a possibilidade de detectar, em atmosferas de mundos além do Sistema Solar, gases tais como os clorofluorcarbonos (CLFC). Por não ocorrerem naturalmente, essa detecção representaria uma prova irrefutável da existência de uma civilização nos mundos em que ocorresse — especula-se que os alienígenas poderiam utilizar tais gases em um esforço para tornar habitáveis exoplanetas que não o seu próprio, ou então, assim como na Terra, estariam poluindo seu lar cósmico.

Existem outras possibilidades de a astronomia localizar civilizações extraterrestres. O mesmo Marcy conseguiu um financiamento da Templeton Foundation, organização filantrópica dedicada à investigação de grandes questões, para procurar nas informações do telescópio Kepler sinais de avançada engenharia estelar. Uma das possibilidades é detectar “Enxames de Dyson”, como são chamadas colossais estruturas colocadas em órbita de uma estrela por seres interessados em coletar o máximo de energia estelar possível. Essas estruturas foram propostas pelo astrofísico Freeman Dyson, em 1960. Marcy raciocina que um conjunto desses objetos faria a luz da estrela, desde nosso ponto de vista, piscar tal como um trânsito planetário. Cada trânsito de uma estrutura dessas seria evidentemente menor, porém se repetiria mais vezes visto que, para ser eficiente, o enxame seria composto por milhares ou milhões de unidades.

Assunto relacionado:  Cometas podem explicar estranho comportamento de estrela

Instrumentos poderosos

Além dos telescópios espaciais, uma corrida está acontecendo a fim de construir imensos observatórios em terra capazes de esquadrinhar os céus a procura de outros mundos. O grupo mais bem sucedido tem sido o Observatório Europeu do Sul (ESO), um consórcio de 15 nações europeias formado em 1962. Seus instrumentos mais conhecidos são o Telescópio Muito Grande (VLT), situado em Cerro Paranal, uma montanha do Deserto do Atacama, no Chile, que possui quatro telescópios de 8,2 m cada, e o Observatório de La Silla, também no Chile, que dispõe em seu instrumento de 3,6 m de abertura do espectrógrafo caçador de planetas HARPS.
O ESO começou a construir no Cerro Amazonas, também no Atacama, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). Seu monumental espelho de 39,3 m de abertura será formado por 798 segmentos hexagonais, cada um com 1,45 m de extensão. Ele terá a disposição um sistema ótico adaptativo capaz de compensar a distorção atmosférica, além de múltiplos instrumentos de análise. Seu principal objetivo é pesquisar a formação de sistemas planetários e detectar água e compostos orgânicos em discos protoplanetários e exoplanetas. Espera-se que o E-ELT seja finalizado em 2022 e passe a operar em 2024, quando será capaz até mesmo de obter imagens de planetas extrassolares.

Outro telescópio que deverá entrar em serviço em 2020 é o Telescópio Gigante Magalhães (GMT). Com sete segmentos de 8,4 m, seu espelho principal terá um diâmetro de 24,5 m, menor que o E-ELT, porém igualmente capaz de fazer o mesmo tipo de investigação. Suas imagens serão ainda melhores que as do telescópio espacial James Webb, e o GMT está sendo construído no Observatório Las Campanas, também no Deserto do Atacama, onde já existem os telescópios gêmeos Magellan. O consórcio responsável é a Instituição Carnegie para a Ciência (CIS), da qual fazem parte as Universidades de Chicago, Harvard, Arizona, Nacional Austral
iana e outras.

Assunto relacionado:  Sonda europeia realiza histórico pouso em cometa

TÓPICO(S):Edição 217
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up