A credibilidade atingida pela Revista UFO brasileira em seus 24 anos de existência, associada ao elevado número de visitas que nosso site recebe diariamente, resulta numa interatividade significativa com seus leitores. Recebemos regularmente um número expressivo de cartas, artigos, estudos, publicações e material pelo correio, além de uma gigantesca quantidade de mensagens eletrônicas. São dezenas de e-mails diários.
Os leitores que nos enviam mensagens eletrônicas, principalmente, nos perguntam sobre praticamente tudo na Ufologia, nos comentam experiências próprias, nos enviam informações sobre fatos de seu conhecimento e nos pedem material, dados, publicações etc. A Equipe UFO tem como regra atender a todos os pedidos, sem exceção, embora isso demande tempo demasiado e recursos de pessoal e material.
Entre as mensagens eletrônicas recebidas diariamente, como feedback de visitas ao Portal UFO, um número impressionante delas contém anexadas imagens (geralmente fotografias digitais) de supostos discos voadores, que os leitores obtiveram em todo o Brasil e também no exterior, em muitos países. Recebemos literalmente milhares nos últimos anos, e umas 600 ou 700 apenas em 2007.
O procedimento adotado quanto a este material é encaminhar o que se consideramos mais interessante para nosso consultor, o engenheiro Ricardo Varela, que faz uma análise preliminar. Caso ele encontre indícios de que o material contenha algo extraordinário, ele aprofunda suas análises e as compartilha com outros especialistas. Mas apenas uns 3 ou 4% de todas as imagens passam por este tratamento. Restam centenas a serem analisadas, o que requer, evidentemente, técnicos qualificados e muito tempo.
Por isso, a Revista UFO está criando uma nova lista no Yahoogrupos, que, além de ser um fórum de debates, servirá para agregar pessoas que tenham formação técnica nas áreas envolvidas em análises de imagens – fotografias e vídeos – que possam receber as imagens que serão repassadas e analisá-las. A lista se chama Revista UFO Análises e será supranacional, composta tanto por integrantes do Conselho Editorial da publicação como por ufólogos independentes e de outros grupos de pesquisas, do Brasil e do exterior, desde que, claro, tenham conhecimento técnico na área.
Há alguns meses, nosso consultor Paulo Poian tentou criar uma lista assim, mas seu afastamento temporário das atividades ufológicas, por razões particulares, parece ter inviabilizado o projeto. Por isso, estamos relançando-o e convidado a todos os que se qualificam para ingressarem na nova lista. Se você tem conhecimento técnico em análises de imagens, de ótica, de processos digitais etc, você é nosso convidado.
Para ingressar na lista Revista UFO Análises, basta enviar e-mail em branco para o endereço abaixo ou visitar o site descrito. Em ambos os casos, siga as instruções. Será vedada a participação pública, visto que esta nova lista terá características de ambiente de trabalho.
As análises nas fotos e filmes recebidos serão efetuadas segundo critérios a serem estabelecidos em discussões a partir do funcionamento da nova lista, segundo regras já conhecidas para este tipo de trabalho em andamento em vários lugares do mundo. E os resultados obtidos serão gradualmente publicados na Revista UFO e no Portal UFO.