A UFOLOGIA RELIGIOSA TEM COMO filosofia o sincretismo científico-religioso (New Age). Entretanto isto leva a uma fonte de conflitos: ambas cosmovisões podem, simultaneamente, ter razão? Um exemplo dessa dissonância é que o ufólogo científico discute a qualidade das evidências para confirmar a verdade. Já a missão do místico é “expandir a consciência” a partir de um conhecimento indiscutível. Mas elas também têm consonâncias. Por exemplo, o científico duvida da objetividade da experiência ufológica. O místico também, porém prioriza o significado simbólico para sua verificação objetiva. A doutrina da Ufologia Religiosa dá ênfase à espiritualidade, ao universalismo, à sacralidade e à transformação.
Para ela, a espiritualidade é a resposta ao domínio do mundo materialista. Já o universalismo permite aderir a uma variedade de sistemas de crenças. Um sinal de sacralidade é que seus membros acreditam ainda que devemos aprender com os “irmãos maiores” (“superiores” não somente num sentido técnico, mas também, sobretudo, porque estão mais próximos de Deus).
CINCO SINAIS DE ALERTA – Eles consideram seu sistema de crenças como ferramenta de transformações sociais. Os traços de uma visão milenarista estão no fato de darem ênfase à vinda de seres extraterrestres que “arrebatarão” aos eleitos para salvá-los do desastre, ou pelo fato de as correntes mais “sérias” oferecerem uma visão de esperança e uma evolução realista de que as mudanças não se realizam facilmente. Têm como atividades principais a difusão e a educação.
O escritor Eileen Barker, autor de News Religious Movements: A Practical Introduction, recomenda abrir um canal de diálogo e afiançar vínculos afetivos com os devotos comprometidos em grupos nos quais se cumpram pelo menos três dessas condições:
1) Um movimento isolado social ou geograficamente do resto da sociedade
2) Um movimento com fronteiras abruptas e inegociáveis entre “eles” e “nós” (os bons e os maus)
3) Quando os líderes reivindiquem uma autoridade divina para suas ações ou pedidos
4) Quando o convertido dependa cada vez mais do movimento para definições e provas do que seria “a realidade”
5) Quando forem outros os que estabelecem decisões importantes sobre a vida do seguidor