Ufólogos científicos e místicos no Fórum Mundial

A. J. Gevaerd
5 minutos de leitura
not 6626

Créditos:

Em dezembro passado, 70 estudiosos de renome nacional e internacional estiveram em Brasília apresentando os últimos fatos sobre a presença extraterrestre na Terra. Tratou-se do I Fórum Mundial de Ufologia, como todos os leitores de UFO Especial já sabem. Foi um acontecimento ímpar: o maior evento do gênero já realizado em todo o mundo, que envolveu uma imensa equipe em milhares de horas de trabalho.

As palestras apresentadas em Brasília – todas religiosamente de uma hora – mostraram aos presentes o que é possível se fazer com a união de estudiosos de diferentes e longínquos rincões da Terra, de formas de pensar e se expressar distintas, de modos e comportamentos diversos. Todos, no entanto, imbuídos no mesmo ideal: transformar Brasília, ainda que somente por uma semana, na capital mundial dos UFOs. O local escolhido para tal celebração não poderia ser melhor, o ParlaMundi da Legião da Boa Vontade (LBV), um templo dedicado ao ecumenismo em todas as áreas de conhecimento.

Nada disso seria uma contribuição eficiente à Ufologia, contudo, se as apresentações feitas não fossem apropriadamente documentadas e apresentadas à Nação como um todo, o que caberá à Revista UFO Especial. A maioria de nossos leitores – que são quem realmente está ligado à Ufologia em nosso país — não pôde comparecer ao Fórum. Mas nem por isso deixará de saber detalhes de cada descoberta lá mostrada. A partir desta edição, passaremos a publicar na íntegra as conferências oficiais do I Fórum Mundial. Serão cerca de 50 matérias, todas entregues diretamente pelos conferencistas à Equipe UFO.

A maioria foi recebida dos ufólogos estrangeiros presentes em Brasília, e foram traduzidas por nosso time de voluntários em todo o país. Tais matérias constituirão pelo menos mais 3 edições da revista, além desta em suas mãos. O leitor verá que nossa Redação adotou o critério de agrupar os artigos por temas afins. Assim, abordaremos em conjunto aspectos intrincados da Ufologia, tais como as abduções, o contatismo, a casuística e tantos outros. Nesta edição apresentamos várias matérias de cada uma dessas questões, de forma a dar ao leitor uma idéia abrangente e heterogênea do que se fala. Heterogênea porque as matérias publicadas vêm de pesquisadores distintos que têm concepções diferentes entre si sobre o mesmo assunto.

DIFERENTES PONTOS DE VISTA – Num exemplo prático, apresentamos nesta edição dois textos holísticos em seu enfoque do contato direto entre humanos e extraterrestres, o do norte-americano Donald Ware e o do catarinense Eustáquio Patounas. Sobre o mesmo assunto, dois acadêmicos fazem uma análise técnica partindo, cada um, de premissas diferentes. O médico paulista Luciano Stancka e Silva mostra o que há de Psiquiatria por trás das abduções, enquanto o argentino Roberto Banchs apresenta uma versão psicológica da questão.

Já, o professor universitário brasiliense Wilson Geraldo de Oliveira e o jornalista argentino Alejandro Agostinelli apresentam as versões que suas especialidades oferecem à complexa questão do surgimento de movimentos ufológicos. Wilson faz uma análise sociológica da questão e suas implicações na sociedade, enquanto Alejandro, declaradamente cético quanto ao fenômeno do contatismo, mostra as manifestações de religiosidade envolucradas na propagação dos casos de abdução e contato.

Isso é apenas uma amostra do que foi o Fórum Mundial. Uma oportunidade única para que os maiores experts em Ufologia do planeta pudessem mostrar e defender seus pontos de vista, harmoniosamente, propiciando aos presentes a possibilidade de vislumbrarem a Ufologia em sua mais ampla concepção. E se isso estava restrito aos participantes do Fórum, agora já não está mais! UFO Especial trará a você, leitor, na íntegra, todas as conferências e o ardor dos debates. Esse é o nosso papel, que estamos cumprindo. Boa leitura.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.