Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Pantanal Matogrossense: área endêmica de observações ufológicas
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Pantanal Matogrossense: área endêmica de observações ufológicas
Artigos

Pantanal Matogrossense: área endêmica de observações ufológicas

Um dos lugares mais lindos do país, o quase intocado Pantanal Matogrossense, é também uma das áreas de maior índice de observações de UFOs no Brasil

Ultima atualização: 1 de dezembro de 1988 10:02
Por
A. J. Gevaerd
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do...
Envie!
Envie!
not 6542
Créditos:

O leitor deve ter observado que todas as edições já lançadas de UFO e UFO ESPECIAL circularam com uma publicidade sobre o Pantanal, em sua capa traseira. Nas edições 3 e 4 de UFO e I de UFO ESPECIAL, por exemplo, o leitor deparou-se com a sugestiva chamada publicitária: “Venha conhecer o Pantanal e aproveite para ver um UFO!”.

O responsável pelo anúncio publicitário da referida capa de nossa revista tem razões de sobra para formular este convite, pois, de fato, o Pantanal é uma das áreas onde há maior registro de observações de UFOs no Brasil. Proporcionalmente à sua densidade demográfica, extremamente baixa em algumas áreas, mas relativamente baixa em ioda a sua extensão, pode-se dizer que o Pantanal está entre as primeiras regiões do mundo em nº de observações de UFOs.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

DIVISÃO – O Pantanal é uma região de cerca de 400 mil km2 que se estende desde o centro-oeste do Maio Grosso do Sul (Pantanal Sul), até o centro-sul do Estado de Mato Grosso, adentrando também nos paises vizinhos Bolívia e Paraguai. É uma área sujeita a inundações periódicas na maioria de sua extensão. É o chamado “ciclo das águas”, que vem com as épocas chuvosas e dura entre 2 e 4 meses, normalmente. Há, no entanto, áreas que nunca são inundadas, enquanto outras permanecem indefinidamente a mercê das águas.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a região pantaneira do Salobra, no município de Miranda (200 km de Campo Grande, á oeste), jamais é inundada, razão pela qual é reduto incomparável de fauna e flora, principalmente por ser cortada por dois rios, o Salobra (o termo vem de “água salgada”, pois em sua origem, assim como noutros pontos do Pantanal, a água ê realmente salgada) e o Miranda, este um dos mais piscosos do Estado.

Assunto relacionado:  UFO em 1989: o que muda, o que permanece

Na região Salobra, é comum encontrar-se animais nas margens dos rios ou nas beiras da estrada (BR-262), ou mesmo próximo às casas dos nativos do lugar ou do majestoso hotel construído estrategicamente num dos pontos privilegiados da região. São lontras, tamanduás, pequenas onças, capivaras ao lado de pássaros como o tuiuiú (símbolo do Pantanal), a garça, cardeais, araras de todas as cores, tucanos etc. Nos rios, temos o pintado, o pacu, o dourado e a piranha em abundância. E realmente uma região paradisíaca e, justamente lá, encontramos um dos maiores índices de observações de UFOs em todo o Pantanal.

Os colonos e nativos, pescadores da região, estão habituados a ver “enormes holofotes” á noite, seguindo seus barcos; turistas regularmente são brindados com festivais de luzes noturnas, às vezes em vôo em conjunto, por minutos a fio. E há uma certa regularidade na manifestação do fenômeno no Salobra: em cenas épocas do ano, especialmente no 2º semestre, UFOs são observados numa incidência quase diária.

CASA CHEIA – O dono do hotel que se construiu no lugar que oferece a melhor vista da região, Cláudio Ferreira, junto à sua esposa e dezenas de empregados, confessam: “O negócio aqui é demais. Ha semanas em que UFOs são vistos lodo o dia. passando normalmente do norte para o sul, sob forma de enormes botas amareladas que, às vezes, parecem até pousar próximo ao morro do lado “.

O hotel que construiu às margens do Rio Miranda è o Hotel-fazenda Salobra (ver detalhes nas capas traseiras de todas as nossas edições), que recebe turistas o ano todo para pescas, passeios, veraneios e até tentativas de se ver um UFO! Muitos turistas jâ saíram de lá com histórias para contar… O lugar é realmente esplendido: num espetáculo de fauna e flora, o hotel proporciona uma estada muito confortável, e a região parece ter também a preferência de nossos “visitantes” extraplanetários.

Assunto relacionado:  UFO paralisa trem na URSS

Em épocas de maior incidência, alguns dos empregados do hotel sequer saem ao ar livre, á noite, com receio dos UFOs. O Sr. Pedro, capataz do hotel (que também inclui uma imensa fazenda produtiva), já chegou a perseguir um UFO com seu caminhão, por vários quilômetros, ate chegar a lugares onde seu veículo não podia passar. Diz “ter certeza de que os UFOs pousam em algum lugar atrás dos morros, próximo ás margens do Rio Salobra, rico em minérios, como toda a região.”

MAIS ALGUÉM –
E. aparentemente, existem mais pessoas sabendo da grande incidência ufológica nas áreas do hotel. Cláudio Ferreira e sua esposa, Salete, pioneiros da região que lá chegaram para “desbravar” o mato e construir o hotel (com área superior á 10 mil rir), confirmam que pelo menos uma vez, durante o mês de novembro de 86, quando UFOs eram vistos todos os dias lá e em Campo Grande, a capital, onde chegavam a provocar blecautes (interrupções no fornecimento de energia elétrica), nas manhãs após os incidentes, jatos da Força Aérea (FAB) “sobrevoavam as áreas atingidas em vôos rasantes”. “Nunca vimos aqueles jatos por aqui e é estranho que venham fazer qualquer tipo de exercício ou treinamento em cima do hotel, justamente após termos lido uma semana de UFOs aqui em cima de nós… “, comenta Salete, acostumada ás constantes visitas interplanetárias cm cima de sua fazenda.

O Centro para Pesquisas de Discos Voadores é um dos habituais freqüentadores da região. Nossa equipe se desloca para o hotel regularmente; conversamos com os pescadores, os funcionários, os turistas etc e constatamos a grande incidência que assola o lugar. Atualmente, estamos coletando mais material para concluirmos um dossiê sobre tal atividade no Hotel e fazendas próximas, assim como na cidade de Miranda.

Assunto relacionado:  Larry Fawcett, o homem que processou os Estados Unidos
TÓPICO(S):Edição 6
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0
PorA. J. Gevaerd
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20250630 WA0001
Trump foi informado sobre alienígenas “nórdicos” e híbridos humanos-extraterrestres, revela congressista
Notícias
b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias

Categories

Leia também

operacao prato uyrange hollanda
Operação PratoArtigosnotícias

Reflexões sobre a entrevista exclusiva de Uyrangê Hollanda

Marco Antonio Petit
Por Marco Antonio Petit
38 minutos de leitura

Brasil e Estados Unidos teriam acordo para tratar dos ETs de Varginha?

Flori Antonio Tasca
Por Flori Antonio Tasca
4 minutos de leitura

E se o Caso Varginha ocorresse hoje?

Leonardo Vaz de Melo
Por Leonardo Vaz de Melo
4 minutos de leitura

Como as assombrações da Amazônia se tornaram as assombrações de um homem: Coronel Uyrangê Hollanda

Pepe Chaves
Por Pepe Chaves
37 minutos de leitura

Uma análise do temido fenômeno chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
29 minutos de leitura

Como era o terrível chupa-chupa

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura
1033418bdd19ecb4c615d8c40fbb11f61571056044
ArtigosOperação Prato

Uma jornada ufológica na Amazônia

Equipe UFO
Por Equipe UFO
5 minutos de leitura
fb39ab8068c2c07491179cdb23b261761585834211
ArtigosOperação Prato

A ação do chupa-chupa em Colares foi muito mais grave do que se imagina

Bob Pratt
Por Bob Pratt
6 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up