Por Pedro de Campos
A chamada Noite Oficial dos UFOs no Brasil, como denominada a impressionante incidência de objetos voadores não identificados, foi confirmada há 30 anos pelas autoridades brasileiras no dia seguinte ao dos acontecimentos.
A incidência ocorreu na noite de 19 para 20 de maio de 1986, quando 21 UFOs sobrevoaram os céus de São José dos Campos e ampla região do Estado de São Paulo, de parte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Distrito Federal. Nos dias seguintes, as incidências prosseguiram, com menos intensidade, mas anotadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O próprio ministro da Aeronáutica, o saudoso brigadeiro Otávio Júlio Moreira Lima, participou da coletiva de imprensa ao lado de vários pilotos e controladores de voo envolvidos no episódio, dando a confirmação dos fatos e prometendo divulgar em um mês os pormenores da ocorrência. Porém, de modo estranho, tudo permaneceu em completo silêncio.
Eis que 19 anos depois, em maio de 2005, coroando de êxito a campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já”, promovida pela Revista UFO, dirigida por A. J. Gevaerd e tendo em Brasília ufólogos de reconhecido valor, como o saudoso Roberto Beck e o líder do movimento ufológico na Capital Federal, o ufólogo Fernando Aragão Ramalho, finalmente conseguiu-se a liberação de duas pastas de documentos contendo informações sobre a Noite Oficial dos UFOs.
Em uma das pastas, havia 134 páginas mostrando as ocorrências na noite crítica. Em outra, estavam 99 páginas com incidências nos dias seguintes. Em especial, na página 54/99 deste relatório, o brigadeiro do ar, José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, comandante do COMDABRA, registra: “3 – Como conclusão dos fatos constantes observados, em quase todas as apresentações, este Comando é de parecer que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores como também voar em formação, não forçosamente tripulados.”
Nos anos seguintes, milhares de páginas de documentos, inúmeras fotos, vídeos e áudios foram liberados para consulta, ficando disponíveis no Arquivo Nacional e no site da Revista UFO. Clique aqui para ver. Além desses documentos, o Arquivo Nacional possui 15 fitas de áudio contendo conversas entre os pilotos das aeronaves que deram caça aos objetos e os controladores de voo. Agora, 30 anos depois, essas gravações originais, ainda inéditas e altamente emotivas, foram liberadas, graças ao empenho dos ufólogos, em especial do nosso querido e dedicado amigo, Edison Boaventura Júnior, que conseguiu da Ouvidoria do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o material em vídeo e áudio para divulgação gratuita.
Os diálogos são impressionantes e, tal como no passado prometeu o brigadeiro Otávio Moreira Lima, serão mostrados no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, neste DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2016. VALE A PENA CONFERIR.
Pedro de Campos é autor dos livros: Colônia Capella; Universo Profundo (esgotado); UFO – Fenômeno de Contato (esgotado); Um Vermelho Encarnado no Céu (esgotado); Os Escolhidos; Lentulus – Encarnações de Emmanuel, publicados pela Lúmen Editorial. E também dos recém-lançamentos: A Epístola Lentuli e Arquivo Extraterreno. E dos DVDs Os Aliens na Visão Espírita, Parte A e Parte B, lançados pela Revista UFO. Conheça-os! Visite também o blog do autor no site da Lúmen Editorial, clique aqui para conhecer. Facebook.
Fantástico de 25-05-1986 – Óvnis sobre o Brasil: