Foz do Iguaçu será o centro da Ufologia Mundial entre os dias 27 a 30 de novembro. O VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), com participação de 22 conferencistas vindos de 10 países, será o maior evento já realizado pela Revista UFO. As modernas instalações do Hotel Golden Tulip Internacional Foz hospedarão um debate do mais alto nível, envolvendo todos os aspectos da pesquisa ufológica.
Um dos representantes brasileiros será Inajar Antonio Kurowski. Professor universitário, médico veterinário, policial e perito criminal do Instituto de Criminalística do Paraná, é membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), conselheiro especial da Revista UFO e comanda seu Grupo de Análises de Imagem. Já participou da investigação de diversos casos marcantes, um dos mais importantes sendo o dos dois impressionantes agroglifos surgidos em Ipuaçu, Santa Catarina, em novembro de 2013, para os quais elaborou um detalhado laudo técnico comprovando a impossibilidade de serem uma fraude.
O assunto da conferência de Toni, como é mais conhecido, no III UFOZ 2014 será O Paradoxo de Fermi: Como Entender os Extraterrestres? Enrico Fermi (29/09/1901-28/11/1954), físico italiano, construiu em Chicago, no início dos anos 40, a primeira pilha nuclear e deu contribuições fundamentais nos campos da física nuclear e de partículas, além da teoria quântica. Atualmente é mais conhecido devido ao Paradoxo de Fermi que propôs. Resumidamente, descreve a aparente contradição pelo fato de, estatisticamente, o Universo estar pululando de vida e civilizações alienígenas, porém até o momento não encontramos sinais claros de sua presença.
ONDE ESTÃO OS EXTRATERRESTRES?
Fermi argumentava que o Universo era antigo o suficiente para que civilizações avançadas tivessem surgido milhões de anos atrás e possuíssem meios de viajar entre as estrelas e colonizar sistemas solares muito antes do surgimento da humanidade. Portanto, a Terra já deveria ao menos ter sido visitada por alienígenas e a falta de sinais claros e indiscutíveis dessa presença contradizia tudo que sabíamos sobre o Universo. Esse Grande Silêncio, conforme descreveu Fermi, poderia indicar que a maioria das civilizações passava, tal como a nossa, por uma difícil adolescência de rápido desenvolvimento tecnológico, e eventualmente acabaria sucumbindo devido a diferenças inconciliáveis e conflitos devastadores, com a utilização avassaladora de armamentos nucleares.
A exposição de Inajar irá contemplar as várias hipóteses para explicar o Grande Silêncio. Os alienígenas podem ter visitado a Terra muito antes do surgimento dos seres humanos, lembrando que nossa espécie existe há somente 100.000 anos, uma minúscula fração da existência do Sistema Solar. Talvez a civilização alienígena mais próxima seja tão mais avançada que sua presença seja indetectável com a tecnologia atual. Lembramos que a Busca Por Inteligência Extraterrestre, o SETI, tem enfrentado inúmeros problemas, inclusive financeiros, ao longo dos anos, e jamais foi um esforço contínuo de escuta por sinais de rádio.
Na própria comunidade científica também já se fala em procurar por outros sinais como transmissões via laser, ou evidências de engenharia estelar, tais como Esferas de Dyson. Toni Inajar tratará ainda de outra hipótese sendo aventada pelos próprios cientistas, a de que os alienígenas podem já estar aqui, de formas ainda indectetáveis para nós, porém sendo do conhecimento de muitos governos. Esse será somente um dos assuntos debatidos no VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014). O evento já tem mais de 300 inscrições confirmadas e os interessados devem se inscrever o quanto antes no site oficial. Ali estão disponíveis, além da relação de conferencistas, os assuntos que abordarão, lembrando que também estão programadas uma vigília ufológica na Hidrelétrica de Itaipu, o tradicional jantar de confraternização e um workshop especial.
VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), Hotel Golden Tulip Internacional, de 27 a 30 de novembro de 2014
Confira abaixo o trailer do III UFOZ 2014:
Visite o site oficial do evento e inscreva-se
Participe da comunidade do III UFOZ 2014 no Facebook
Análise do Paradoxo de Fermi no site Gizmodo
Saiba no UFOZ quem são os verdadeiros homens de preto (MIB)
Saiba mais:
Livro: Contato Final: O Dia do Reencontro
Estas são as conferências apresentadas pelos maiores ufólogos do Brasil e do mundo durante um dos mais importantes eventos da área nos últimos tempos. Este pacote com 23 DVDs e um total de 21 horas de duração contém todas as palestras realizadas no V Fórum Mundial de Ufologia (II UFOZ 2013) por conferencistas de 10 países e de todo o Brasil. O evento, realizado em Foz do Iguaçu, de 21 a 24 de novembro de 2013, foi mais uma promoção da Revista UFO com o apoio da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU). O Fórum foi considerado pela Comunidade Ufológica Nacional como o maior evento sobre discos voadores dos últimos tempos, em todo o mundo.