Paul Martin, inspetor geral da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), alertou nesta segunda-feira (28) que os servidores usados pela agência para controlar suas aeronaves estão expostos a ataques virtuais. “Descobrimos que os servidores dos computadores da NASA usados nas missões apresentam vulnerabilidades de alto risco exploráveis na Internet”, explicou Martin em uma auditoria da rede de segurança.
“Especificamente, seis servidores ligados a computadores que controlam as naves espaciais e que contêm dados críticos possuem vulnerabilidades que permitiriam a um hacker assumir o controle deles ou torná-los inutilizáveis”, destacou. Martin indicou que um hacker que conseguisse penetrar na rede da NASA poderia utilizar computadores para explorar outras fraquezas e “prejudicar ou mesmo bloquear as operações da agência espacial”.
A auditoria mostrou que os computadores estavam ligados a servidores que “revelavam senhas, códigos e informações de usuários a potenciais invasores”. Em outro trecho, “Estes dados são sensíveis e dão aos invasores ainda mais caminhos para conseguir acesso não autorizado às redes da NASA”, alerta o texto.