O evento ocorreu em 1979, ao norte dos subúrbios mais próximos de Moscou. Em 13 de novembro, um objeto voador desconhecido foi detectado por sistemas de defesa aérea perto da cidade de Dubna. Como o aparato em forma de disco estava se movendo em direção à capital, decidiu-se derrubá-lo. Surpreendentemente, deu certo.
O lançamento de um míssil antiaéreo foi realizado por uma das partes do ZRV, que é um ponto do sistema de defesa aérea do Anel Azul de Moscou. O objeto foi abatido pelo primeiro golpe. Uma brigada militar partiu para o local do acidente. O aparelho em forma de disco tinha quase seis metros de diâmetro. O projétil perfurou o casco e danificou severamente o interior da nave. O UFO foi levado ao laboratório da associação de pesquisa e produção “Lightning”, onde o famoso “Buran”, o primeiro avião espacial a ser produzido como parte do programa soviético/russo, já havia sido construído.
O método de controle do dispositivo ainda é desconhecido, pois o piloto não foi encontrado. Não havia marcas de identificação. O suposto análogo da caixa preta não pôde ser acessado. Foi muito bem protegido de todas as tentativas de hackers. Até agora, não há informações sobre descriptografia ou obtenção de seus dados. A conclusão dos especialistas foi impressionante – o aparelho não tinha motor e nenhum compartimento de combustível. Presumivelmente, o objeto se movia devido à energia liberada por dois poderosos ímãs, que foi acumulada em um mecanismo desconhecido, que é um frasco de metal fechado em forma de sinal do infinito, dentro do qual havia água pesada.
Claro, a KGB estaria envolvida com o resgate e estudos do UFO abatido.
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Os funcionários da NPO Molniya tentaram restaurar o mecanismo do UFO abatido, mas por algum motivo isso não foi possível. Então, em 1982, os seguintes itens foram incluídos nas “Diretrizes para a Região de Moscou sobre a coleta de informações sobre fenômenos anômalos, em particular UFOs”:
- Abater UFOs apenas em caso de necessidade urgente;
- Tentar estabelecer um contato por todos os meios disponíveis;
- Se não houver resposta, enviar escolta aérea.
Além disso, um grupo de resposta rápida foi criado no Departamento de Estudos de UFOs, que monitorou os locais de pouso de supostas naves. Ao longo da última década da União Soviética, este departamento coletou informações sobre 28 pousos na região de Moscou e três locais de acidentes de veículos de natureza desconhecida. Nos anos 90 e início dos anos 2000, várias testemunhas oculares dos eventos falaram em detalhes sobre este incidente de uma só vez: Viktor Lastochkin, um oficial que participou do transporte e identificação do objeto, o capitão da KGB, Andrey Petrov, um dos criadores das “Diretrizes metodológicas para a Região de Moscou na coleta de informações sobre fenômenos anômalos, em particular UFOs”, e o major Artyom Valeryevich Bystrov.