A Ufologia Brasileira e Mundial já se prepara para o maior evento do ano, a ser realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 27 e 30 de novembro próximos. O VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014) será o maior congresso já realizado no Brasil pela Revista UFO e as modernas instalações do Hotel Golden Tulip Internacional Foz abrigarão uma programação variada, com conferências, workshops, estandes e muitas outras atividades. Serão ao todo 22 conferencistas de 10 países, debatendo todas as vertentes do estudo ufológico.
Um dos maiores destaques será a apresentação de Alexandre Dittrich Buhr. Mestre em ciências jurídicas, ele é magistrado e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, da Escola da Magistratura Catarinense e da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Sua conferência, sob o título Proposta de uma Ética para o Encontro com Civilizações Cósmicas, tratará do Direito Espacial, que embora seja uma área jurídica pouco conhecida, está apoiado primeiramente no Tratado Espacial das Nações Unidas, de 1967.
Conforme o Dr. Buhr explica, a ele se seguiram o Acordo sobre Salvamento de Astronautas, de 1973; a Convenção de Responsabilidade por Danos Causados por Objetos Espaciais, de 1973; a Convenção de Registro de Objetos Espaciais, de 1975; e finalmente o Acordo da Lua, de 1975. Basicamente o Direito Espacial é um ramo do Direito Internacional Público que regula a atuação de estados e empresas públicas e privadas para exploração e uso do espaço exterior. Entre outros aspectos, postula que ninguém, nem qualquer nação, pode anexar um corpo celeste ou um setor do espaço sideral. Como se sabe, durante o Projeto Apollo os Estados Unidos não declararam a posse da Lua, pelo fato de serem signatários do Tratado Espacial.
CONTEMPLANDO O CONTATO COM CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES NO DIREITO ESPACIAL
Contudo, o Direito Espacial ainda é um conjunto de normas incompleto. Não havia, na época dos tratados mencionados acima, a preocupação com temas hoje recorrentes e que causam preocupação na comunidade científica e internacional, como a questão do lixo espacial, mineração e exploração de elementos na Lua, Marte ou em asteroides, turismo espacial ou atividades militares no espaço. E, apesar de atualmente a própria comunidade científica afirmar que é somente questão de tempo até encontrarmos vida extraterrestre, não existe ainda a discussão, em termos de Direito Espacial, a respeito do que fazer se, por exemplo, forem encontrados micro-organismos vivendo em Marte hoje. Lembramos até que em Cosmos, Carl Sagan escreveu que essa descoberta deveria nos levar ao objetivo primário de preservar essa biologia independente em um mundo próximo, algo que descreveu como além de nossos direitos de exploração.
O Dr. Alexandre Buhr tem defendido uma revisão do Direito Espacial a fim de estudar e debater a questão do encontro com vida extraterrestre, principalmente inteligente. Afirma que esse acontecimento será tão monumental e impactante para a humanidade que o tema já deveria ser motivo de grande debate, a fim de evoluir o Direito Espacial. Este, de acordo com Buhr, precisa discutir leis para regular as relações entre civilizações cósmicas. Além disso, ele defende que também princípios éticos precisam ser estabelecidos, a fim de guiar a humanidade na escolha de seus parceiros cósmicos, uma vez que aparentemente nem todas as civilizações que nos visitam têm atuado de maneira amistosa.
A essa proposta Buhr tem chamado de Direito Espacial do Novo Milênio, a qual irá detalhar no VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014). O evento já tem mais de 300 inscrições confirmadas e os interessados devem se inscrever o quanto antes no site oficial. Ali estão disponíveis, além da relação de conferencistas, os assuntos que abordarão, lembrando que também estão programadas uma vigília ufológica na Hidrelétrica de Itaipu, o tradicional jantar de confraternização e um workshop especial.
VI Fórum Mundial de Ufologia (III UFOZ 2014), Hotel Golden Tulip Internacional, de 27 a 30 de novembro de 2014
Confira abaixo o trailer do III UFOZ 2014:
Visite o site oficial do evento e inscreva-se
Participe da comunidade do III UFOZ 2014 no Facebook
Direito Espacial, uma nova disciplina para reger o terceiro milênio
O desmonte da política do acobertamento ufológico é destaque no UFOZ 2014
Novidades no Fórum Mundial de Ufologia: Robson Pinheiro confirmado como convidado especial
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
Terra Vigiada não é um livro comum, mas um verdadeiro dossiê fartamente documentado que comprova que inteligências extraterrestres observam e monitoram nossos arsenais atômicos. O livro contém dezenas de depoimentos prestados por militares norte-americanos que testemunharam a manifestação de discos voadores sobre áreas de testes nucleares, nas décadas de 40 a 70, comprovando que outras espécies cósmicas mantêm nossas atividades bélicas sob severa e contínua vigilância. Hastings vai mais além e mostra em Terra Vigiada que não é incomum discos voadores interferirem nos experimentos de lançamento, muit
as vezes inutilizando as ogivas nucleares a serem detonadas, ou sobrevoarem silos de mísseis armados.