O mais novo documentário da Videoteca UFO apresenta o Fenômeno UFO por outro ângulo. UFOs: O Grande Desafio da Humanidade reexamina os mais importantes casos ufológicos desde Roswell, fazendo revelações espantosas e inéditas. Entre elas estão filmagens de discos voadores obtidas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) no espaço e na Lua, usando filtros especiais e recursos de infravermelho. O documentário prova que a NASA vem há décadas adulterando digitalmente fotos e filmes que obteve em inúmeras missões espaciais, para ocultar evidências da ação extraterrestre em órbita da Terra.
Em UFOs: O Grande Desafio da Humanidade estão também surpreendentes imagens da superfície da Lua e de Marte, onde foram detectadas construções de bases alienígenas que seriam usadas por civilizações mais avançadas para estabelecerem um processo de observação de nosso planeta. O documentário apresenta ainda depoimentos de autoridades civis e militares de vários países, que resolveram vir a público e denunciar que cientistas governamentais, decididos a revelar ao mundo importantes segredos sobre UFOs, têm sido sistematicamente perseguidos, intimidados e até assassinados.
Novas declarações de astronautas, como Edgar Mitchell, Scott Carpenter e Gordon Cooper, mostram como o governo dos Estados Unidos controla a política mundial de acobertamento desde a década de 50. UFOs: O Grande Desafio da Humanidade expõe casos de acidentes de discos voadores recentes e desconhecidos, além de fotos nunca antes reveladas de destroços das naves. Ainda estão presentes no documentário filmagens históricas guardadas até pouco tempo nos arquivos governamentais, obtidas pelo produtor do DVD, Jose Escamilla, por força de mandados judiciais e usando a Lei de Liberdade de Informações.
UFOs: O Grande Desafio da Humanidade ingressa também em outras áreas polêmicas da Ufologia e apresenta um estudo dos rods, estranhas formas de vida que habitariam ocultamente nosso planeta, estando ocultos na atmosfera, em rios, mares e até no espaço, onde foram registrados pela NASA.