Em dezembro passado, 70 estudiosos de renome nacional e internacional estiveram em Brasília apresentando os últimos fatos sobre a presença extraterrestre na Terra. Tratou-se do I Fórum Mundial de Ufologia, como todos os leitores de UFO Especial já sabem. Foi um acontecimento ímpar: o maior evento do gênero já realizado em todo o mundo, que envolveu uma imensa equipe em milhares de horas de trabalho.
As palestras apresentadas em Brasília – todas religiosamente de uma hora – mostraram aos presentes o que é possível se fazer com a união de estudiosos de diferentes e longínquos rincões da Terra, de formas de pensar e se expressar distintas, de modos e comportamentos diversos. Todos, no entanto, imbuídos no mesmo ideal: transformar Brasília, ainda que somente por uma semana, na capital mundial dos UFOs. O local escolhido para tal celebração não poderia ser melhor, o ParlaMundi da Legião da Boa Vontade (LBV), um templo dedicado ao ecumenismo em todas as áreas de conhecimento.
Nada disso seria uma contribuição eficiente à Ufologia, contudo, se as apresentações feitas não fossem apropriadamente documentadas e apresentadas à Nação como um todo, o que caberá à Revista UFO Especial. A maioria de nossos leitores – que são quem realmente está ligado à Ufologia em nosso país — não pôde comparecer ao Fórum. Mas nem por isso deixará de saber detalhes de cada descoberta lá mostrada. A partir desta edição, passaremos a publicar na íntegra as conferências oficiais do I Fórum Mundial. Serão cerca de 50 matérias, todas entregues diretamente pelos conferencistas à Equipe UFO.
A maioria foi recebida dos ufólogos estrangeiros presentes em Brasília, e foram traduzidas por nosso time de voluntários em todo o país. Tais matérias constituirão pelo menos mais 3 edições da revista, além desta em suas mãos. O leitor verá que nossa Redação adotou o critério de agrupar os artigos por temas afins. Assim, abordaremos em conjunto aspectos intrincados da Ufologia, tais como as abduções, o contatismo, a casuística e tantos outros. Nesta edição apresentamos várias matérias de cada uma dessas questões, de forma a dar ao leitor uma idéia abrangente e heterogênea do que se fala. Heterogênea porque as matérias publicadas vêm de pesquisadores distintos que têm concepções diferentes entre si sobre o mesmo assunto.
DIFERENTES PONTOS DE VISTA – Num exemplo prático, apresentamos nesta edição dois textos holísticos em seu enfoque do contato direto entre humanos e extraterrestres, o do norte-americano Donald Ware e o do catarinense Eustáquio Patounas. Sobre o mesmo assunto, dois acadêmicos fazem uma análise técnica partindo, cada um, de premissas diferentes. O médico paulista Luciano Stancka e Silva mostra o que há de Psiquiatria por trás das abduções, enquanto o argentino Roberto Banchs apresenta uma versão psicológica da questão.
Já, o professor universitário brasiliense Wilson Geraldo de Oliveira e o jornalista argentino Alejandro Agostinelli apresentam as versões que suas especialidades oferecem à complexa questão do surgimento de movimentos ufológicos. Wilson faz uma análise sociológica da questão e suas implicações na sociedade, enquanto Alejandro, declaradamente cético quanto ao fenômeno do contatismo, mostra as manifestações de religiosidade envolucradas na propagação dos casos de abdução e contato.
Isso é apenas uma amostra do que foi o Fórum Mundial. Uma oportunidade única para que os maiores experts em Ufologia do planeta pudessem mostrar e defender seus pontos de vista, harmoniosamente, propiciando aos presentes a possibilidade de vislumbrarem a Ufologia em sua mais ampla concepção. E se isso estava restrito aos participantes do Fórum, agora já não está mais! UFO Especial trará a você, leitor, na íntegra, todas as conferências e o ardor dos debates. Esse é o nosso papel, que estamos cumprindo. Boa leitura.