Uma das fotos mais belas na ufologia mundial foi tirada no dia 4 de setembro de 1971, sobre o Lago de Cote, na Costa Rica.
A foto foi tirada por profissionais do governo costa-riquenho a bordo de um avião numa missão de mapeamento geográfico. Na hora nenhum membro da tripulação percebeu a presença do objeto, que só foi notado após a revelação das imagens.
A fotografia por si só é única por diversas razões: 1) ela foi tirada com uma câmera profissional de alta resolução; 2) o UFO está nitidamente visível e destacado contra o fundo negro do lago; 3) a câmera estava colocada na parte de baixo do avião, que estava a uma altura de 10.000 pés, tornando assim fácil estimar o tamanho do objeto: 203 metros de diâmetro!
A avião transportava quatro pessoas: um especialista em fotografia aérea, um geógrafo, um topógrafo e um piloto. Foram feitas muitas análises, mas a mais importante foi conduzida pelos pesquisadores Richard Haines e por Jacques Vallee. Em sua análise científica dos negativos originais da foto, eles concluíram, “para nossa sorte conseguimos os negativos originais para os frames 299 e 301, o que confirmou a nossa especulação anterior de que o disco é certamente anômalo. Ele pode não ser inexplicado, mas é pelo menos não identificável.
Todas as indicações é que o UFO era um enorme objeto tridimensional discóide que sobrevoava ou mesmo que estava parcialmente submerso no Lago Cote.
A análise completa do estudo científico da foto pode ser lido, em inglês, neste link:
http://www.scientificexploration.org/journal/jse_04_1_haines.pdf