Apelidado de “UFO de Calvine”, o objeto voador não identificado foi fotografado na Escócia por duas pessoas em 4 de agosto de 1990. Nas imagens é possível ver, com muita clareza, um UFO sendo perseguido por dois aviões militares Harrier. As imagens teriam sido entregues ao jornal Scottish Daily Record pelas testemunhas para publicação. O jornal, por sua vez, entregou as fotos e negativos ao Ministério da Defesa (MOD) para análise. O MoD os devolveu, mas jamais deu uma explicação sobre o que poderia ser aquilo.
A história só se tornou pública em 1996, quando Nick Pope, um ex-funcionário público do Ministério da Defesa, responsável por investigar relatos de OVNIs, escreveu sobre o caso em seu livro “Open Skies Closed Minds”.
Nick disse que tinha uma cópia da foto ampliada na parede de seu escritório no Ministério da Defesa, mas que ela foi posteriormente removida por seus superiores.
Em agosto de 2022, o oficial de imprensa aposentado da Real Força Aérea (RAF), Craig Lindsay, divulgou o que supostamente era uma das fotos originais para a imprensa. Uma nota manuscrita no verso identificou o fotógrafo como Kevin Russell, mas tentativas de localizá-lo até agora foram infrutíferas.
Esta imagem foi analisada por Andrew Robinson, professor sênior da Universidade Sheffield Hallum, que concluiu que não houve manipulação ou edição das fotografias e que era uma impressão genuína da época.
Mas a pergunta que ninguém conseguiu responder é: o que era essa nave em formato de diamante e por que um jato militar a seguia?
No mês passado, o pesquisador de OVNIs e cineasta Mark Christopher Lee disse acreditar ter resolvido o mistério por meio de uma extensa pesquisa em um arquivo de avistamentos de OVNIs.
Lee disse que “felizmente, recentemente tive acesso ao arquivo de OVNIs do oficial aposentado do CID John Hanson em Stratford Upon Avon. É um tesouro de avistamentos de OVNIs que remonta à década de 1940. Ao analisar todos esses documentos, parece ter havido muitos avistamentos de naves em formato de diamante desde a década de 1970, especialmente ao redor de bases militares do Reino Unido. Parece haver uma conexão. O UFO de Calvine é uma tecnologia militar secreta nossa ou de outro adversário que foi mantido em segredo? Por que essa nave em forma de diamante aparentemente está acompanhada de jatos militares?”
Lee estava convencido de que o OVNI fotografado era uma nave experimental escoltada por jatos militares. Mas o pesquisador Mike Bara afirma ter resolvido o caso de uma maneira completamente diferente, o que causará um choque na comunidade ufológica.
Após uma extensa análise da fotografia, Mike pôs por terra, segundo ele afirma, em seu cabal no Youtube, as teorias de naves alienígenas ou experimentais. Ele analisou as imagens da área onde o UFO foi fotografado e descobriu que deveria haver colinas e montanhas ao fundo.
Depois de verificar as condições climáticas no momento em que a fotografia foi tirada, Mike descobriu que havia cobertura de nuvens de 450 a 762 metros no momento, o que significa que estava muito baixo e ficando cada vez mais baixo.
Ele então sobrepôs a imagem do UFO à nova imagem da área, combinando a cerca e chegou à conclusão de que o UFO seria na verdade um pico de montanha coberto por neblina.
Ele disse: “O que você está vendo aqui não é um UFO, ou objeto voador, mas outra coisa. O UFO de Calvine se alinha perfeitamente com a montanha ao fundo. Então o que aconteceu? Acho que é bem óbvio o que aconteceu. Havia uma camada de nuvens invertidas aqui, neblina, no chão do vale, provavelmente até a cerca, e eles tiraram uma foto do avião Harrier, que estava voando por aí por algum motivo, talvez fazendo exercícios, e o pico dessa montanha de fundo estava atravessando as nuvens, provavelmente a cerca de 2.500 pés”.
“Dois caras tiraram uma foto de um Harrier e então perceberam que parecia um UFO e provavelmente pensaram: por que não divulgamos isso para a imprensa para talvez conseguir algum dinheiro? O UFO de Calvine não é um UFO, não é um objeto voador. Eu entendo que para algumas pessoas isso vai ser difícil de aceitar, mas você tem que ir aonde as evidências vão. Podemos dizer que o mistério do UFO de Calvine está resolvido”.
Mas começaram a surgir nas redes sociais alguns comentários questionando a conclusão de Mike.
Um deles disse, “se fosse um pico de montanha mostrando inversões de temperatura acima, deveria haver algum contraste acima da inversão, entre a inversão e o céu. Ou a inversão e outra camada de nuvens. Também uma inversão de temperatura é inconsistente com o formato de diamante do objeto. Inversões de temperatura não fazem picos de montanhas parecerem diamantes. Triângulos talvez. Mas não diamantes. A menos que houvesse uma sombra do sol atrás do pico. Na fotografia, fica claro que a fonte de luz não está vindo de trás do objeto. Além disso, quando as nuvens obscurecem objetos, elas geralmente produzem linhas extremamente claras. As linhas têm uma aparência fofa ou enevoada”.
Em julho, o chef de cozinha aposentado Richard Grieve disse que havia trabalhado com as duas testemunhas que tiraram as fotos de Calvine em um hotel da cidade e que, alguns dias após o avistamento, um “carro escuro” foi até lá e duas pessoas vestidas em ternos pretos surgiram para “conversar” com os dois homens.
Ele lembrou que eles ficaram “visivelmente abalados” com a abordagem e que seu comportamento mudou, com eles frequentemente faltando ao trabalho e um deles começou a beber muito. Pouco tempo depois, as duas testemunhas deixaram seu trabalho e nunca mais foram vistas por lá.
Mas, disse o senhor Grieve estranhamente, ele não conseguia se lembrar dos nomes deles, apesar de ser amigo deles, então sua alegação é difícil de verificar.
As identidades dos dois excursionistas não foram divulgadas publicamente pelo Ministério da Defesa e não devem ser reveladas antes de 2076, já que o Ministério da Defesa citou “preocupações com a privacidade” sobre a divulgação pública de seus arquivos Calvine.
Um porta-voz do Ministério da Defesa disse: “Em mais de 50 anos, nenhum avistamento de inteligência extraterrestre, Objetos Voadores Não Identificados e Fenômenos Aéreos Não Identificados relatados a nós indicou a existência de qualquer ameaça militar ao Reino Unido.
Assista ao vídeo de Mike Bara
https://www.youtube.com/watch?v=G04KaNnLf0o
Via Express UK