O vídeo do UFO na Costa Rica, sem sombra de dúvidas, causou grande expectativa entre a comunidade ufológica internacional. Desde que acessei as análises no site Youtube foram recebidas mais de 30.000 visitas em somente cinco dias, o que indica a grande curiosidade que provoca a gravação de Marvin Badilha. Em minha opinião continuo pensando que o caso é real, que não se trata de uma brincadeira nem de uma fraude, e que é uma das melhores evidências que conheço do Fenômeno UFO.
Um aspecto importante que se deve destacar é que o vídeo tem um autor que o respalda, isto é, não é de procedência anônima, como acontece geralmente com os materiais falsos. Marvin Badilha identificou-se plenamente, deu a cara ao público e aos investigadores, inclusive levou o repórter ao lugar do avistamento, permitindo, além disso, que se pratiquem análises de sua gravação, mostrando sempre uma atitude aberta, sincera, típica daqueles que dizem a verdade.
Resulta lógico que surjam opiniões de todos os tipos, que haverá quem duvide do vídeo; é válido fazê-lo. Contudo, parece que a maioria dos investigadores entrevistados concorda em relação à autenticidade das imagens. Nos próximos dias me enviarão da Costa Rica um informe mais detalhado, com a pesquisa dos ufólogos que visitaram o local da gravação, fazendo provas e novas entrevistas com Marvin. Carpinteiro filmou UFO em AserríTexto de Jeison GranadosOlhares de incredulidade, palavras de assombro e alguns pedem que se repita o vídeo várias vezes para acreditar no que estão vendo. É que as imagens são surpreendentes. Foi nas montanhas de Aserrí onde o carpinteiro Marvin Badilha, de 35 anos, filmou um UFO.
“Estávamos em Tarbaca fazendo um trabalho em uma casa, e, às 15h49, estava lixando uma madeira, de repente vi um resplendor, ao ver que era algo estranho me pus a gravar, em um momento estava frente a meus olhos e no outro havia desaparecido“, recordou Badilha. Marvin estava com William Rivera, que estava utilizando uma furadeira, razão pela qual não escutou os gritos de seu companheiro. “Era como a roda de um trator, talvez um pouco menos. O que não posso assegurar é se a nave levava tripulação. Tinha como duas tampas, a mesma forma por cima e por baixo, o centro girava, eram quadrinhos que iam girando“, disse a testemunha.
Marvin, que é de Acosta, é casado e tem duas filhas. Assegura que sempre tinha acreditado nos UFOs, mas nunca tinha tido uma experiência destas.A volta ao mundoO vídeo dará a volta ao mundo. O perito nesses temas, Alexis Astua, confirmou que o enviará ao México. “Dou credibilidade ao material, mas uma investigadora mexicana, Ana Luiza Cid, o analisará. Não creio que seja uma montagem, quem gravou é uma pessoa humilde e não tem acesso à tecnologia com a qual se poderia fazer uma montagem“.
O peruano Renato Longato, especialista em UFOs, recomendou pela internet ver o vídeo gravado pelo carpinteiro de Acosta. Assegurou que é muito bom e real. Segundo os peritos, geralmente os últimos dias de novembro e os primeiros de dezembro são especiais.
Saiba mais sobre a filmagem com a matéria: Testemunha filma UFO com seu celular na Costa Rica Provável UFO na Costa RicaEm um povoado próximo a San José, capital da Costa Rica, o senhor Marvin Badilha conseguiu um vídeo muito interessante, de um possível UFO discóide que parece girar sobre seu próprio eixo e realizar evoluções em questão de segundos. A testemunha, trabalhador da construção, descreve que o tamanho do objeto era um pouco maior que um pneumático de trator. O avistamento ocorreu em 20 de novembro, às 15h49, quando se encontrava lixando uma madeira ao ar livre. Acrescentou que estava em companhia de um colega de trabalho, o senhor William Rivera, a quem avisou o que estava observando. Mas esse não escutou seu chamado porque o ruído da furadeira que usava nesse momento o impediu.Recebi o vídeo para sua análise da parte do investigador Richard Sandi e a autorização para difundir foi outorgada pelo repórter Luiz Carlos Monge e a co-diretora de Telenotícias, Doña Pilar Cisneros, a quem agradeço sua gentileza e confiança em meu trabalho.Luiz Carlos Monge elaborou a reportagem deste caso para a Telenotícias, a mesma que se transmitiu nas três edições extraordinárias. A referida reportagem teve grande aceitação, o público fez múltiplas chamadas telefônicas para narrar experiências semelhantes. As imagens são exclusivas da Teletica Canal 7 de Costa Rica.
Alguns aspectos do vídeoGravado com um telefone celular Motorola, formato 3 GP; Tem uma duração de 15 minutos e seis segundos; Apresenta um corte no momento três minutos e 19 segundos, quando se aplica o zoom, situação que pode ser normal em alguns modelos de celulares quando se usa a aproximação. Este dado se deve verificar com um telefone idêntico ao da testemunha; O objeto aparenta girar refletindo a luz solar; Permanece parado e depois muda sua posição, inclinando-se para a esquerda e à direita em fração de segundos, mostrando outros aspectos quais sejam: vista superior, lateral e inferior, respectivamente; Depois o objeto se desloca com grande velocidade e o senhor Badilha o perde de vista, segundo seu testemunho; Durante os movimentos acima descritos a gravação é contínua, isto é, sem cortes, ainda que por alguns instantes o provável UFO fique fora do quadro da tela, talvez pelo movimento do pulso; Ao revisar as varreduras das tomadas percebo que o objeto também é varrido o que pode indicar que efetivamente estava no entorno.
Em ralação ao áudio, cabe assinalar que a cópia que eu recebi parece não tê-lo, assim perguntei ao repórter Monge sobre isso, ao que ele me respondeu textualmente: “Tem sim, só que se escuta muito baixo. Se ouve o homem gritando William, William… E o som da furadeira. Segundo disse, o objeto não emitiu nenhum som“. O reconhecido ufólogo da Costa Rica, Óscar Sierra, pensa que o objeto é algum tipo de sonda de investigação, não tripulada (já que é de tamanho relativamente pequeno). Ele aprofundará esta pesquisa e nos compartilhará seu trabalho.
Depois de revisar o vídeo várias vezes, em câmera lenta e quadro por quadro, considero que pode se tratar de material autêntico. Embora seja certo que na atualidade se pode criar “UFOs” no computador, também é real que muitas pessoas ao redor do mundo relataram e documentaram esse tipo de artefatos. A testemunha me parece um homem sincero e creio factível que haja experimentado um avistamento. Externo minha opinião com caráter preliminar, já que falta conhecer as investigações dos ufólogos de Costa Rica. Eles seguramente terão um critério mais qualificado em virtude de poderem entrevistar as testemunhas e visitar o lugar para fazer o trabalho de campo. Recomendo que estejamos atentos ao seguimento deste caso, através das notícias de Teletica e dos informes de Óscar Sierra. Texto de Luiz Carlos Monge
. Tradução de Neide Tangary, da equipe de tradutores voluntários da Revista UFO.