Hawking, de 65 anos e que usa cadeira de rodas, disse ter a esperança de voar pelo serviço de turismo espacial Virgin Galactic, do empresário Richard Branson
O astrofísico Stephen Hawking diz que pretende realizar um vôo em gravidade zero, a bordo de um avião, ainda neste ano, como preparação para uma viagem ao espaço, diz um jornal nesta segunda-feira. A viagem espacial estaria prevista para 2009, de acordo com o Daily Telegraph.
Hawking, de 65 anos, disse ter a esperança de voar pelo serviço de turismo espacial Virgin Galactic, do empresário Richard Branson. O serviço cobrará US$ 200 mil para uma viagem suborbital de duas horas, 140 km acima da superfície da Terra. Segundo o porta-voz da Virgin Galactic, Stephen Attenborough, Branson está ansioso para ajudar o cientista a realizar o sonho de viajar ao espaço.
Segundo ele, a empresa ainda não tratou de questões de pagamento com o pesquisador.
Um dos físicos teóricos mais renomados de sua geração, Hawking ganhou fama com o best-seller Uma Breve História do Tempo.
O cientista, que usa uma cadeira de rodas e se comunica por meio de um computador, sofre de uma doença neurológica chamada esclerose lateral amiotrófica. Hawking fez importantes avanços teóricos na compreensão de buracos negros e sobre a origem do Universo.
Ele já advertiu, também, que a sobrevivência da humanidade depende da conquista do espaço, porque a Terra é vulnerável a grandes desastres.