86 dias depois de seu encontro com um cometa, a sonda Stardust da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) ativou seus propulsores para ajustar sua trajetória para um encontro com o cometa Tempel 1 em fevereiro de 2011. Ela realizará sua segunda visita a um cometa dentro de quatro meses.
“Um cometa já foi, falta um”, disse Tim Larson, administrador da missão Stardust e também da passagem da sonda Deep Impact pelo cometa Hartley 2, no início do mês. A manobra da Stardust durou nove segundos, consumiu 41 gramas de combustível e mudou a velocidade da sonda em 0,33 metro por segundo. O objetivo foi apontar a sonda para um ponto no espaço a 200 km do Tempel 1.
Lançada em 1999, a Stardust se tornou a primeira a coletar amostras de um cometa, o Wild 2, que foram enviadas para a Terra numa cápsula, chegando aqui em 2006. Em 2007, a NASA decidiu reaproveitar a nave para uma missão de contato com o Tempel 1. Além de produzir imagens em alta resolução do cometa, vai medir a composição, distribuição e o fluxo das partículas emitidas pelo Tempel.