Entre os grandes clássicos da Ufologia Brasileira a Operação Prato, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) no final de 1977 no Pará, na região de Colares e arredores, ocupa sem dúvida lugar de destaque. O estado do Pará, nas cercanias da Ilha de Colares, foi assolado em 1977 por assustadoras aparições de UFOs que lançavam raios nas pessoas e aparentemente sugavam-lhes o sangue. As ocorrências ficaram conhecidas como Fenômeno Chupa-Chupa ou Luz Vampira, e o pânico foi tamanho que muitas pessoas saíram da região, e autoridades locais pediram auxílio aos militares.
Somente duas décadas depois, com a histórica entrevista concedida pelo comandante da Operação Prato, Uyrangê Hollanda, publicada nas edições 54 e 55 da Revista UFO, e republicadas na edição 101, a Ufologia Brasileira e Mundial conheceu os fatos por trás dessas extraordinárias ocorrências. Uma das vítimas e testemunhas do Chupa-Chupa foi Newton de Oliveira Cardoso, conhecido em Colares como tenente. Em setembro de 1977 ele dormia na casa da namorada, com quem posteriormente se casou e vive até hoje, quando surgiu um objeto luminoso que o paralisou com um raio. Deitado na rede, Cardoso comenta que sentiu muito calor e depois algo como uma picada de agulha.
A luz que o atacou foi vista por outras pessoas em sua rua, e o morador de Colares comenta: “Eu tinha 21 anos naquela época. O dia exato do ataque eu não lembro, mas te garanto que o fenômeno já estava acontecendo. Os militares já estavam na cidade”. Ele hoje mora em um sítio próximo à cidade, e construiu uma praça onde instalou estátuas de alienígenas, e onde no centro existe um modelo de nave espacial em forma de esfera. Newton tem uma cirurgia na bacia marcada para 31 de maio, mas como não possuía recursos para arcar com os custos a comunidade de Colares realizou uma campanha de arrecadação de fundos para o procedimento. A cirurgia está confirmada, porém ainda resta completar o fundo a fim de arcar com os custos da anestesia. Os que desejarem ajudar podem entrar em contato com Gleice Oliveira, filha de Cardoso, pelo telefone (91) 98990-0450.
Confira a página do I Congresso Ufológico de Colares no Facebook
Documentário Chupa-Chupa, A História que Veio do Céu
Arquivos Extraterrestres: O Roswell Brasileiro
Nos 40 anos da Operação Prato, cidade de Colares mostra maior interesse pela Ufologia
Operação Prato ainda tem arquivos para serem liberados
Novas estatísticas da Operação Prato impressionam
Governo Brasileiro libera um dos mais importantes documentos secretos sobre UFOs até agora
Vitório Peret: O chupa-chupa não foi causado por um único grupo de extraterrestres
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Avistamentos de discos voadores e contatos diretos com seus tripulantes são investigados oficialmente e descritos neste documentário. Contém a entrevista exclusiva com o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato. Este é o relatório completo da missão militar que se estabeleceu na área para identificar os objetos voadores não identificados lá observados. Seu personagem central é o coronel Uyrangê Hollanda, comandante da Operação Prato e entrevistado com exclusividade pela Revista UFO, que revela detalhes das ações militares na área.