Sobrevivência depende da colonização espacial, diz Hawking

Equipe UFO

edbed5221046d83debbf8f1a87cab4691528310189

Créditos: Arquivo UFO

Para cientista, “mais cedo ou mais tarde, desastres como um choque de asteróide ou uma guerra nuclear podem nos destruir”; saída seria viagens interestelares

Ad image

Os humanos terão de colonizar planetas em sistemas estelares longínquos caso a meta seja a sobrevivência da espécie, afirmou o renomado físico Stephen Hawking.

“A sobrevivência a longo prazo da raça humana está em risco enquanto estiver confinado a um único planeta”, disse em entrevista à BBC. “Mais cedo ou mais tarde, desastres como um choque de asteróide ou uma guerra nuclear podem nos destruir. Mas quando nos espalharmos pelo espaço e estabelecermos colônias independentes, nosso futuro estará garantido”.

Devido ao fato de nosso sistema solar não possuir, além da Terra, planetas com condições para abrigar vida, Hawking disse que os homens terão de viajar para outra estrela para encontrar um planeta para colonizar. Na velocidade dos foguetes impulsionados a substâncias químicas, como a Apolo, a viagem até a estrela mais próxima levaria 50 mil anos, afirmou.

Enquanto as viagens de dobra espacial – famosas na ficção científica – não surgirem, Hawking disse que utilizando propulsores de aniquilação de matéria/antimatéria, como os usados pelo capitão Kirk na série televisiva Jornada nas Estrelas, nós poderemos viajar a uma velocidade próxima à da luz.

Quando uma partícula e sua antipartícula destroem-se mutuamente, toda sua massa é convertida em energia. Alguns cientistas, entre eles Hawking, acreditam que este processo pode ser usado para mover uma espaçonave.

Compartilhe