O Caso Varginha, ocorrido no primeiro semestre de 1996 e intensamente pesquisado pela elite dos ufólogos brasileiros, continua a provocar polêmica. Duas destas emergiram nesta semana, sendo a primeira a seguinte declaração da presidente Dilma Rousseff: “Eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu. Mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido”.
Ao lado de brincadeiras e ironias publicadas ao lado das reportagens descrevendo as palavras da presidente, surgiram pelo jornal Folha de São Paulo informações acerca do Museu do ET. Projetado no formato de um grande disco voador, a obra deveria ficar pronta até dezembro de 2013. Contudo, o que a reportagem do jornal encontrou foi uma estrutura metálica enferrujada e tomada pelo mato. A reportagem denuncia que em 2007 o Ministério do Turismo repassou ao município de Varginha R$ 828,7 mil, ou R$ 1,1 milhão em valores atuais, mas que a obra está parada desde 2010.
A administração anterior afirmou não ter as contrapartidas necessárias e paralisou a construção do memorial, onde seria contada toda a história do mais impressionante caso ufológico já ocorrido no Brasil. O governo atual afirma ter entrado em contato com a administração federal, apontando que mais verbas serão necessárias para a conclusão. Enquanto isso, a maioria dos varginhenses ouvidos pelo jornal defende o caso e o que foi chamado de “culto à lenda do ET”, mas condena o desperdício de dinheiro público na obra. Vale destacar que o Caso Varginha já foi explorado em vários programas e documentários, incluindo uma recente produção do canal SyFy norte-americano, além de alguns livros lançados recentemente no mercado brasileiro, explorando o acontecimento de forma ficcional.
A Ufologia Brasileira, sem dúvida, mostra satisfação pelo povo de Varginha defender a história do caso que tornou sua cidade famosa e a necessidade de um memorial para lembrar o incidente e cobrar pelo fim do acobertamento sobre ele é evidente. Contudo, ainda mais fundamental é a fiscalização severa quanto ao uso de recursos públicos. É salutar ouvir que a pessoa que ocupa o mais alto cargo do país respeita o ET de Varginha, mas os ufólogos prefeririam que tal respeito se traduzisse em ações concretas, como a prometida abertura de arquivos governamentais e militares ainda mantidos sob sigilo, incluindo evidentemente a maior parte do que se sabe quanto ao Caso Varginha.
O Caso Varginha no site da Mufon
15 anos do Caso Varginha segundo jornalista da Veja
Ministério da Defesa e ufólogos acertam canal de comunicação inédito no mundo
Saiba mais:
Livro: O Caso Varginha
Na manhã de 20 de janeiro de 1996, algo extraordinário aconteceu na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais. Duas estranhas criaturas foram observadas por moradores de um bairro da cidade e depois capturadas por uma unidade do Corpo de Bombeiros local, em conjunto com uma pequena tropa do Exército. Este é o famoso Caso Varginha, que ficou nacional e mundialmente conhecido na época como um dos mais impressionantes acontecimentos ufológicos de todos os tempos.