DESTAQUE

Lançada a antologia UFO: Contos Não Identificados

Por
26 de Julho de 2010
Livro inspira-se na Ufologia para apresentar a melhor ficção científica
Créditos: Editora Literata

No sábado, 24 de julho, foi lançada na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte a antologia de ficção científica UFO: Contos Não Identificados. O evento contou com uma palestra sobre a história da Ufologia e a relação desta com o gênero, feita pelo consultor da Revista UFO Renato A. Azevedo. Ele apresentou as raízes de nosso campo de estudo desde os primórdios, começando pela teoria dos deuses-astronautas, exemplificada por casos como o da tribo Dogon, a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, o Mapa de Piri Reis e outros. A seguir, falou de Kenneth Arnold e do Caso Roswell, até chegar aos principais casos brasileiros e a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já.

O livro, publicado pela editora Literata, traz uma seleta gama de autores, cada um contribuindo com um conto para a antologia e, acompanhando os textos, ilustrações feitas pelo artista Anubian Etriel, ressaltando ainda mais o caráter fantástico da obra. Em um artigo intitulado "Ficção Ufológica no Brasil: literatura e ufologia construindo caminhos para entender o Fenômeno UFO", Edgar Indalecio Smaniotto, também colaborador da UFO, apresenta as orígens do gênero no Brasil, destacando que o primeiro romance de Ficção Científica (FC) publicado no país foi O Homem que viu o Disco Voador (Clube do Livro, 1966), de Rubens Teixeira Scavone. Smaniotto analisa a trajetória da ficção ufológica brasileira, que teve mais um impulso em 2008 com o lançamento de De Roswell a Varginha (Tarja Editorial), de Azevedo.

crédito: Renato A. Azevedo
Azevedo e a equipe da Editora Literata
Renato Azevedo, ao centro, e a equipe da Editora Literata



Georgete Silen, participante com o conto Designios, além de organizadora da antologia, explica no texto "Olhando para as estrelas", que apresenta o livro, o fascínio representado pelos mistérios do universo e a busca pelos extraterrestres, além de descrever como foi testemunhar as ocorrências que, em 19 e 20 de maio de 1986, provocaram o caso que ficou conhecido como A Noite Oficial dos UFOs no Brasil. UFO: Contos Não Identificados, pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou por meio de um contato com nosso consultor Renato Azevedo, em seu blog no Portal UFO.

Já está no ar a Edição 166 da Revista UFO. Aproveite!

Junho de 2010

E se eles descerem na Terra, o que devemos fazer?