Embora o planeta anão Éris seja muito mais denso que Plutão, os dois são quase exatamente do mesmo tamanho, como demonstra um novo estudo. Astrônomos mediram o diâmetro de Éris com precisão no final do ano passado, quando o corpo celeste passou em frente a uma estrela fraca. As observações, feitas com vários telescópios no Chile, revelaram que Éris e Plutão são praticamente gêmeos em se tratando de tamanho.
A descoberta contraria as expectativas originais dos cientistas. Quando Éris foi descoberto, em 2005, acreditava-se que o planeta anão era significativamente maior que Plutão – um dos motivos pelo qual os astrônomos rebaixaram Plutão ao status de planeta anão em 2006.
As novas observações devem ajudar os cientistas a entenderem melhor a composição e a história evolutiva de Éris. Elas mostram, por exemplo, que tem uma superfície ainda mais reflexiva do que a neve da Terra, sugerindo que talvez esteja coberto por uma fina camada de gelo.
As observações também ajudaram os cientistas a determinar que o diâmetro de Éris é de aproximadamente 2.326 km, podendo ter até 12 km a mais ou a menos. Plutão, por sua vez, tem entre 2.300 a 2.400 km.
Os pesquisadores concluíram que Éris é um corpo esférico e, estudando o movimento de sua lua, Disnomia, eles estimam que seja cerca de 27% mais pesado que Plutão, o que significa que é consideravelmente mais denso – possivelmente um grande corpo rochoso coberto por uma manta relativamente fina de gelo.
Cientistas acreditam que sua superfície seja composta de gelo rico em nitrogênio misturado com metano. Essa camada poderia ser resultado da atmosfera do planeta anão, que provoca geadas na superfície quando se afasta do sol.
As novas observações também permitiram que os pesquisadores fizessem uma nova estimativa da temperatura da superfície de Éris. O lado do corpo celeste virado para o Sol provavelmente não recebe mais calor do que – 238 º C, enquanto as temperaturas do lado escuro são ainda mais baixas.
Assista algumas imagens neste vídeo:
Leia também:
Estudo sugere que Marte abrigou vida abaixo da superfície
Encontradas cavidades estranhas na superfície de Mercúrio
Novo enigma nas planícies esquecidas de Marte
Camada de ozônio em Vênus resgata debate sobre vida extraterrestre
Construção de base em cavernas na Lua é estudada por russos
Pesquisadores esperam estudar rochas mais antigas em Marte
NASA pode ter encontrado água em estado líquido no planeta Marte
“As crianças de hoje não voarão nos ônibus espaciais, mas caminharão em Marte”
Grandes enigmas de Marte desafiam os especialistas
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja o pacote promocional com grande desconto