PRÉ-VENDA
Ad image

Planetas como a Terra podem estar próximos

Equipe UFO

dfb188be99f175a67a0fad43f202f2de1528314213

Planeta Terra
Créditos: Divulgação

Quase todos os planetas extra-solares conhecidos são como Júpiter – enormes bolas de gás. Mas será que planetas rochosos como a Terra também poderiam fazer parte de pelo menos algum desses sistemas – e apenas ainda não puderam ser observados?

Ad image

Pesquisadores criaram uma simulação onde embriões de planetas, ou planetóides, foram postos no mesmo sistema planetário de gigantes gasosos, para ver se eles poderiam juntar bastante material para formar mundos tão grandes quanto a Terra.

Foram escolhidos 10 sistemas conhecidos para fazer as simulações. O da estrela HD 38529 formou um anel de asteróides com corpos que chegam ao tamanho de Marte, mas nenhum como a Terra. Nenhum planeta se formou no sistema de HD 37124 e de HD 74156.

Mas um sistema planetário próximo, o da estrela 55 Cancri, mostrou a formação de planetas terrestres dentro da chamada zona habitável, onde a temperatura proporciona água líquida e condições climáticas estáveis.

Num outro conjunto de dados, 450 simulações de computador traçaram órbitas de planetas gigantes que permitem a formação de planetas como a Terra. É que se um planeta gigante está próximo, impede que o material se acumule para formar um planeta rochoso.

Esse estudo mostrou que apenas 5% dos sistemas estudados tinham condições de formar mundos como o nosso. Por outro lado, como procurar planetas extra-solares requer tempo e equipamentos cada vez mais sofisticados, é bem possível que existam muitos sistemas parecidos com o nosso, espalhados pela galáxia.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

Compartilhe