De acordo com um relatório recente, os canadenses testemunham UFOs uma média de três vezes por dia. O ufólogo canadense Christopher Rutkowski disse: “Existem cerca de 1.000 relatos de UFOs registrados no Canadá todos os anos, e o número continua subindo.”
Rutkowski faz parte de uma organização chamada Ufology Research, que coleta e estuda relatos de UFOs no Canadá desde 1989. Apenas no ano de 2017, houve 1.101 avistamentos de UFOs em todo o país – uma média de cerca de três por dia – que foi incrivelmente o quinto maior total desde 1989. Também relatado em sua pesquisa foi que uma média de duas pessoas testemunham cada avistamento de UFOs. E algumas das testemunhas eram muito credíveis, pois eram pilotos, policiais e outros indivíduos que foram treinados para perceber detalhes específicos. Os avistamentos duraram em média 15 minutos.
A maioria dos avistamentos ocorreu em Quebec, com 518 relatos, enquanto Ontário ficou em segundo lugar com 241 avistamentos, e a Columbia Britânica completou as três principais províncias com 128. Montreal e Toronto foram as principais áreas metropolitanas com o maior número de avistamentos. Embora muitos relatos possam ser desmascarados como sendo aeronaves, meteoros, satélites, balões, drones etc., aproximadamente 8% dos avistamentos em 2017 não puderam ser explicados.
Agora nos anos mais recentes, Rutkowski disse ao CTV News que ainda há cerca de 1.000 avistamentos de UFOs relatados no Canadá a cada ano, com Ontário, Quebec e Colúmbia Britânica ainda no topo da lista. Houve, no entanto, um grande aumento de avistamentos nas Províncias Marítimas, que saltou de 30 avistamentos em 2019 para 151 apenas no ano passado. “Há relatos que chegam de costa a costa e de norte a sul. Não há uma área do país que não esteja sujeita a relatos de UFOs”, afirmou.
O crescente número de avistamentos de UFOs poderia representar alguma coisa ou as pessoas apenas estariam prestando mais a atenção nos céus?
Fonte: GettyImages
Na verdade, os avistamentos de UFOs em 2020 aumentaram 46% em relação ao ano anterior (um total de 1.243 avistamentos foram relatados no ano passado). Quanto ao raciocínio por trás do salto nos avistamentos, Rutkowski disse: “Nós realmente não temos ideia, pode ter algo a ver com mais atenção da mídia, pode ter a ver com mais lançamentos de satélites. Não temos certeza, mas certamente é algo que devemos levar em consideração quando estamos estudando o Fenômeno UFO.”
Os relatos são divididos em várias categorias, como quantas testemunhas havia, o nível de “estranheza” (se foi algo além de apenas luzes piscando etc.), quanto tempo os avistamentos duraram e quão confiáveis as testemunhas eram. Além disso, eles compararam a forma do alegado UFO em cada caso. Em uma entrevista de 2016 para a Canadian Press, Rutkowski afirmou: “Não há evidências incontestáveis de que alienígenas estão nos visitando, embora seja uma teoria maravilhosa”, acrescentando que “(…) é um fenômeno real que acho que vale um estudo científico.” Quer os alienígenas estejam nos visitando ou não, aqueles que vivem no Canadá terão que manter os olhos no céu para talvez ver algo inexplicável.