Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Os militares brasileiros chegaram a espionar ufólogos na década de 60
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Os militares brasileiros chegaram a espionar ufólogos na década de 60
Entrevistas

Os militares brasileiros chegaram a espionar ufólogos na década de 60

A pesquisa ufológica brasileira foi vista com atenção pelos militares do Exército e os ufólogos foram tomados por comunistas defendendo uma causa subversiva à Nação. Mas isso felizmente não durou muito, até que se visse que eles eram apenas interessados por um fenômeno insólito.

Ultima atualização: 12 de junho de 2021 00:00
Por
Thiago Luiz Ticchetti
PorThiago Luiz Ticchetti
Seguir:
Envie!
1b5c6986fb0576f6ecd3f2fa0cda5f181623762957
Envie!
1b5c6986fb0576f6ecd3f2fa0cda5f181623762957
Suenaga realiza ainda pesquisas arqueológicas em torno de cidades perdidas e civilizações desaparecidas
Créditos: Claudio Suenaga

Nosso entrevistado desta edição é mestre em história pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e especialista em história social, cultural, religiosa, das mentalidades e do imaginário. Claudio Tsuyoshi Suenaga foi o primeiro acadêmico no Brasil a defender uma dissertação de mestrado em história sobre o Fenômeno UFO. Há mais de duas décadas ele tem se dedicado a investigar sociedades secretas, seitas e movimentos religiosos do tipo gnósticos, messiânicos, milenaristas, apocalípticos, satânicos e ufológicos, bem como fenômenos sobrenaturais, paranormais e milagrosos.

Suenaga realiza ainda pesquisas arqueológicas em torno de cidades perdidas e civilizações desaparecidas e procura desvendar estratégias políticas contemporâneas relacionadas a projetos totalitários de abrangências globais que visam à instalação do que chama de “Governo Único Mundial”. O entrevistado tem vasta experiência na área jornalística, tendo colaborado com inúmeros jornais e revistas do Brasil e do exterior. É escritor com três livros publicados e dez inéditos. Nascido em São Paulo, há vários anos mora em Osaka, no Japão.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

O entrevistado é autor pela Revista UFO do recente livro 50 Tons de Greys: Casos de Abduções com Relações Sexuais [Coleção Biblioteca UFO, 2019], no qual aborda ocorrências registradas em todo o mundo em que homens e mulheres foram levados para bordo de discos voadores e lá submetidos a relações sexuais com extraterrestres. Anos antes publicou, também pela UFO, Contatados, em que apresenta uma retrospectiva de todos os mais importantes casos de contatados da Ufologia Moderna, de George Adamski a Sixto Paz, de Billy Meier a Plínio Bragatto, de Aladino Félix a Claude Vorillon Räel.

Nesta entrevista, Suenaga fala sobre assuntos extremamente interessantes da fenomenologia ufológica, como o Caso Dino Kraspedon, considerado por muitos ufólogos uma fraude. “Para mim, a fraude não foi de Dino e sim de outra pessoa que se passou por ele, tendo uma revista como propagadora da mentira”, explica o pesquisador. Mas o Caso Dino Kraspedon ainda tem muito mais a apresentar, “como, por exemplo, uma ligação entre esse evento e o regime militar, período em que tivemos muitos casos ufológicos pesquisados pela ditadura”.

Assunto relacionado:  Misteriosos círculos brancos voadores são registrados em Nova Jersey

Recentemente, Suenaga esteve envolvido em uma polêmica ao publicar um artigo sobre o Caso Antônio Villas Boas, quando recebeu críticas de pessoas que afirmaram que ele estava negando o caso. Segundo ele, essa polêmica foi “totalmente desnecessária. Isso aconteceu porque os que atribuíram essa concordância de minha parte simplesmente não leram o artigo completo, e se leram, o interpretaram muito mal. O analfabetismo funcional é um dos maiores problemas do Brasil, senão o maior”.

Em suas décadas no Japão, Suenaga tem pesquisado monumentos megalíticos daquele país. Enfático, explica: “Tenho me dedicado a explorações em sítios arqueológicos e locais históricos, principalmente aqueles com monumentos megalíticos. Fiquei surpreso com a quantidade e a magnificência deles, em uma mostra de quanto o Japão ainda se mantém oculto do Ocidente. Aqui há muitas obras que lembram aquelas encontradas em todas as partes do mundo, até mesmo na América do Sul, como a dos incas”.

Já sobre Ufologia no país do Sol Nascente, Suenaga disse que os avistamentos são comuns, inclusive com registros nas proximidades do Palácio Imperial, em Tóquio. O entrevistado, porém, disse que o povo japonês sempre encarou com naturalidade os fenômenos como os ufológicos, pois está acostumado a conviver com aparições de fantasmas, espíritos, deidades, monstros e outras criaturas, mas destaca que “um fato curioso aqui é que praticamente inexistem casos de abdução”.

Outro tema abordado na entrevista traz à luz do Fenômeno UFO casos de pacientes em hospitais psiquiátricos que tiveram experiências ufológicas — Suenaga procurou examinar os distúrbios psiquiátricos que poderiam ter sido despertados por graves e irreversíveis traumas mentais, e nesse caso, contatos com seres desconhecidos ou objetos voadores não identificados.

Assunto relacionado:  Vênus pode ter formas de vida diferentes de tudo que já vimos

Você participou da investigação de grandes casos ufológicos. Quais destacaria e por quê? Os Casos João Prestes Filho, Antonio Villas Boas, Rivalino Mafra e Sagrada Família, por motivos óbvios. De todos, o de Aladino Félix (vulgo Dino Kraspedon ou Sábado Dinotos) foi o que mais me exigiu, por anos ininterruptos, para resgatar sua história oculta que ainda precisa ser devidamente reconhecida e divulgada, já que modifica por completo a própria história recente do Brasil, da época do regime militar, no final dos anos 60. O meu livro O Brasileiro que Queria Governar o Mundo: A História Oculta de Aladino Félix (Sábado Dinotos, o Terrorista que Abalou o regime militar) há mais de duas décadas aguarda por publicação e pode ser considerado o mais boicotado da história pelas editoras.

TODO O CONTEÚDO DESTA EDIÇÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NO SITE 60 DIAS APÓS A MESMA SER RECOLHIDA DAS BANCAS

TÓPICO(S):Edição 285
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

Deputado norte-americano afirma que o Pentágono esconde a verdade sobre os UFOs

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura
WhatsApp Image 2024 08 26 at 14.13.33 1
notíciasEntrevistas

Membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e da Revista UFO, são os convidados do programa Pânico

Thiago Luiz Ticchetti
Por Thiago Luiz Ticchetti
1 minutos de leitura

A Revista UFO anuncia o falecimento de seu consultor Claudio Brasil

Equipe UFO
Por Equipe UFO
3 minutos de leitura
ColunasEntrevistasVídeos

Você quer ir a Marte?

Lallá Barretto
Por Lallá Barretto
0 minutos de leitura

Médico que autopsiou soldado do Caso Varginha fala pela primeira vez

Equipe UFO
Por Equipe UFO
4 minutos de leitura

EXCLUSIVO! Nova testemunha do Caso Varginha surge com depoimento incrível

Marco Aurélio Leal
Por Marco Aurélio Leal
5 minutos de leitura
18.08.2023 20.01.12 REC
Caso Varginha

Marco Petit e Vitório Pacaccini comentam as novidades do Caso Varginha em Rádio

0 de 10
entrevista
Entrevistas

Luiz Carlos Prestes Filho entrevista Marco Petit

Redação | Portal UFO
Por Redação | Portal UFO
29 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up