As aparições marianas de Medjugorje contêm fortes elementos apocalípticos, talvez ainda mais do que as manifestações de Fátima. São eles os dez segredos prevendo acontecimentos funestos, as referências insistentes ao demônio, o sinal prometido que apareceria em Medjugorje e as notáveis curas. Essas últimas, embora bastante contestadas, conferem tradicionalmente um sentido apocalíptico ao demonstrar o poder de Deus para salvar. Nossa Senhora confiou aos jovens dez segredos sobre acontecimentos que em breve sobrevirão à humanidade. Atualmente dois videntes já conhecem os dez mistérios, sendo que somente um foi revelado ao público. Por escolha de Mirjana e com o consentimento de Nossa Senhora, cada mensagem será divulgada três dias antes de ocorrer. Segundo as testemunhas, o terceiro será um grande sinal visível, palpável e permanente será deixado na Colina das Aparições. Depois dele os incrédulos sentirão grande sofrimento interior e um terrível remorso. Nossa Senhora profetizou que, após a realização do décimo segredo, o poder de Satanás será destruído e um novo pentecostes marcará o início de um Novo Tempo. Conheça os videntes:
Ivanka Ivankovic — Nasceu em 21 de junho de 1966, em Bijakovic. Órfã de mãe, ela foi a primeira a ver Nossa Senhora em 24 de junho de 1981. É casada, tem três filhos e mora em uma vila pertencente à paróquia de Medjugorje. Já conhece os dez segredos. Em 07 de maio de 1985, cessaram para ela as aparições diárias. A partir daí, presencia a manifestação uma vez por ano, no dia 25 de junho.
Mirjana Dragicevic — Nasceu em 18 de março de 1965, em Sarajevo, onde se formou em Economia. Casou-se em 1989, tem duas filhas e mora em Medjugorje. Também conhece as dez mensagens, mas para ela, as aparições diárias cessaram em 25 de dezembro de 1982. A partir de então, presencia apenas uma vez por ano, no dia do seu aniversário. Atualmente, no dia 02 de cada mês, ela ouve a voz de Nossa Senhora no coração e reza.
Vicka Ivankovic — Nasceu em 03 de setembro de 1964, em Bijakovic. No início das manifestações, freqüentava uma escola de têxteis, mas logo a abandonou para ajudar sua família nos trabalhos do campo. Mesmo depois de se iniciarem as aparições, Vicka arava a terra e amassava folhas de fumo, pois seu pai trabalhava na Alemanha e os outros irmãos eram menores. É solteira e mora com os pais em Medjugorje, sendo a mais extrovertida dos videntes. Durante muitos anos, sofreu com um tumor cerebral impossível de ser retirado por meio de cirurgia, o que lhe causava terríveis dores de cabeça. Durante a doença, Nossa Senhora continuava a aparecer-lhe e, uma vez, na estrada para o hospital de Zagreb, a Virgem ofereceu a ela duas opções, nestes termos: “Eu lhe darei saúde, sem aparições, ou cruz, com aparições”. Por estar sofrendo tão intensamente, escolheu saúde e, mais tarde, lamentou-se.
Marija Pavlovic — Filha de modestos agricultores, nasceu em 01 de abril de 1965, em Bijakovic. Fez curso de cabeleireira em Mostar e dentre os videntes, era a mais assídua na oração, antes das aparições. É casada, tem dois filhos e reside ora em Medjugorje, ora na Itália. Por meio dela, no dia 25 de cada mês, Nossa Senhora transmite a sua mensagem mensal para o mundo. Até agora lhe foram confiados nove segredos e ela ainda presencia as manifestações diariamente. Em dezembro de 1988, foi submetida a uma cirurgia para doar um dos seus rins ao seu irmão Andreja.
Ivan Dragicevic — Nasceu em 25 de maio de 1965, em Bijakovic. Prestou o serviço militar. É casado, tem uma filha e vive em Medjugorje. Também a ele já foram confiados nove segredos. Nossa Senhora aparece-lhe diariamente.
Jakov Colo — Nasceu em 06 de março de 1971, em Bijakovic. É o mais novo dos videntes. Como Ivanka, ficou órfão da mãe e, depois, do pai. É casado, tem uma filha e mora em Medjugorje. Já conhece nove segredos e presencia as aparições diariamente.